PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Diálogo intercontinental sobre futebol, com toques de política, economia e cultura.

Patrícios em risco

Carles: Se, por um lado, Madrid acabou perdendo para Tóquio a condição da cidade olímpica, por outro parece que vai mesmo ser a sede de Eurovegas, uma Las Vegas à espanhola, que inclusive deve conseguir que as autoridades mudem a lei do tabaco, uma das exigência do empresariado para realizar o investimento. Por aqui, você sabe bem, a "ludopatia" é o esporte nacional. As apostas correm soltas também no mundo de futebol e as casas especializadas aproveitam a reta final das eliminatórias para a Copa. Realmente, se tivéssemos que optar por uma das duas seleções do grupo F, Rússia ou Portugal, para apostar, eu não saberia qual escolher. Historicamente, as duas compartem uma mesma característica: a imprevisibilidade. Em quem eu aposto?

Por José Eduardo de Carvalho e Carles Martí
Atualização:

Edu: Diante dos dois mingaus que o time de Capello tem pela frente, acho que você não tem saída, a não ser que queira atirar alguns bons euros pela janela. A Rússia joga contra Luxemburgo e Azerbaijão e, se não passar, o italiano certamente vai ser chamado no Kremlin para receber alguma 'homenagem'. Mas Portugal tem boas chances na repesca. Não nos causará nenhum desgosto o fato de Gareth Bale não estar na Copa, mas queremos muito ter Cristiano por aqui, até como uma cortesia histórica à vasta colônia lusitana e aos nossos laços abençoados por Camões e Saramago. O único problema de Portugal é a falta de jogo mesmo, sofreram muito na partida de ida contra a Israel e, por isso, esse encontro de sexta-feira é vital para garantir o segundo lugar. Depois, veremos quem virá na repesca.

PUBLICIDADE

Carles: Pois é, no empate por 3 a 3 do jogo de ida, em Israel, os lusos chegaram a estar perdendo por 3 a 1, com o time da casa comandado por um motivadíssimo Hemed, que, entretanto, não joga nesta sexta em Lisboa. O atacante, por certo, joga no Mallorca, time rebaixado para a segundona espanhola, onde é companheiro do sempre polêmico goleiro Dudu Aouate, titular de Eli Gutman e, agora, reserva no time espanhol. Gutman também não convocou o veterano Benayoun, campeão da Champions League naquele Liverpool de Benitez. Aos 33 anos, o ídolo israelita está sem time. Assim mesmo e sobre tudo porque Portugal joga em casa, onde sempre surpreende de forma negativa, eu apostaria uns euros num empate.

Edu: Empate pode ser um bom negócio para esse Portugal que tem até uma disposição interessante do meio de campo para a frente, porque João Moutinho, Miguel Veloso e Meirelles dão consistência na marcação, fazem a bola rodar e sabem chegar também. O problema grave é na linha de zaga. Pepe e o igualmente delicado Bruno Alves são garantia de uma surpresa a cada jogada, podem, numa coincidência cósmica, fazer os dois uma boa partida, mas é algo raro. Sempre um deles vai fazer alguma bobagem, uma falta estúpida perto da área, dar uma furada. E seu amigo Coentrão, razoável no apoio, também não é nada confiável defensivamente. Lá na frente, apesar de ter de suportar Postiga ou Hugo Almeida, Cristiano costuma resolver. Mas pode não ser suficiente, por exemplo, numa repescagem contra a França.

Carles: A última noticia é que o seu favorito Bruno Alves, autor do primeiro gol em Israel, contundido, não joga. Será substituído pelo também "turco" Sereno. Paradoxos da vida, foi o glorioso Fábio quem empatou o jogo de ida, ele sempre joga bastante motivado pela seleção nacional. Paulo Bento usa e abusa da motivação, mais do que estratégias e táticas e, claro, da inspiração de Cristiano, que deve ser decisivo, mais uma vez. A questão dos centroavantes vem se convertendo num problema histórico na seleção lusa desde a aposentadoria do glorioso Pauleta. Por necessidade, Portugal já deveria ter aderido ao 9 falso, mas acho que isso seria muito revolucionário para Bento.

Edu: Revoluções não são o forte de Paulo Bento. O que sei é que o pessoal do Nordeste, reduto preferido da moçada que vem da terrinha, está numa ansiedade só. Em Recife, Natal e Salvador, a preparação corre solta para receber os patrícios de forma especial e consta que os familiares dos jogadores já têm alguns hotéis reservados muito antes da vaga confirmada e do sorteio - que pode eventualmente jogá-los lá para o Sul ou então para Cuiabá, nunca se sabe. Que Cristiano não nos prive dessa honra.

Publicidade

Carles: Existe uma especial expectativa nos bastidores da FIFA para que a Copa no Brasil seja exemplar em vários aspectos, pela imagem de destino turístico festivo, por toda a simbologia relacionada com o futebol brasileiro. Não é possível que a pátria-mãe fique fora dessa, e mais tendo em suas filas um entre os dois ou três maiores jogadores do momento. Essa Copa vai ter Neymar, Messi e Cristiano nem que o próprio Blatter tenha que empurrar para dentro o gol decisivo da classificação de Portugal.

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.