PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Diálogo intercontinental sobre futebol, com toques de política, economia e cultura.

Vale-tudo nos bastidores às vésperas da decisão

Carles: Neymar põe os pés no gramado do Camp Nou às 18 horas do próximo sábado?

Por Carles Martí (Espanha) e José Eduardo Carvalho (Brasil)
Atualização:

Edu: Para jogar, não. Talvez fique no banco, uma encenação básica. Por mais que o Barça esteja em um momento delicado, seria uma irresponsabilidade geral fazer entrar numa decisão alguém que não treina duro há mais de três semanas. Neymar não ajudaria em nada.

PUBLICIDADE

Carles: Pressão psicológica sobre as linhas inimigas, então? Efeito 'Cid el campeador'? Ou será que o Tata pensou "se a coisa apertar, recorro a todas as forças disponíveis"? E se ele estiver no banco, pergunto: é uma forma de apaziguar as pressões para não jogar - da CBF, a instituição  mais afim com Rosell e correligionários via marca esportiva? Ou, por outro lado, para que o maior investimento da temporada esteja pelo menos à disposição para os 90 minutos mais decisivos da gestão desses mesmos senhores?

Edu: Essa pressão me parece inútil, Carlão, porque, se ele estivesse bem, certamente jogaria, mesmo se Dona Dilma se manifestasse pessoalmente. É claro que a pequena dor que ele sentiu na movimentação que fez ontem veio a calhar, bastante suspeita, não se tratasse de Neymar, um fominha inveterado. Mas o que confirma a encenação é que Felipão bradou que é totalmente a favor de que ele entre em campo, veja você. As pressões e jogos de cena numa situação dessas são quase um vale-tudo. Ou você vai me dizer que é coincidência a despedida de Carles Puyol à falta de 48 horas para a decisão, numa cerimônia cheia de mensagens emotivas e apelos ao orgulho do clube?

Carles: Exato! Esse é o verdadeiro efeito 'Cid el campeador', aliás o guerreiro que cavalga comandando as hordas culés, mesmo depois de... aposentado, combina mais 'amb el capità'. Com o discurso emotivo do meu primo Xavi Hernández que quase levou a rocha Puyi às lágrimas, fechando linhas em torno à causa. Mas, claro, para isso é importante a presença de todos, sábado, no Camp Nou. Pelo menos os que pretendem estar no projeto que começa depois da Copa. E como o Celta joga pertinho, em Valencia, às 22h, com um pequeno esforço, até daria para o Luis Enrique estar escondidinho num canto... E, do outro lado, seguramente Miranda e Filipe Luis jogam. Estão entre os 30, mas se não forem ao Brasil, nem Felipão, nem CBF vão perder o sono, né?

Edu: Quem pode ter prejuízo é La Roja com Diego Costa pela metade, mas esse não perde essa decisão nem sob ameaça de fuzilamento. A imprensa de Madrid também está fazendo a parte dela. Normalmente os jornais são econômicos com o Atlético, porque derramam centenas de parágrafos para o primo rico e esquecem a moçada do sul da cidade. Desta vez, não. Você deve ter visto a reportagem demolidora sobre os métodos de Tata Martino, segundo a qual alguns medalhões do elenco teriam dito que os treinamentos do staff do argentino são um desastre para um time que estava acostumado com a intensidade de Guardiola e Tito Vilanova. Para surgir uma conversa dessas às vésperas do jogo do ano, à toa é que não é.

Publicidade

Carles: As redações dos jornais esportivos de Madrid, em ano que não é bissexto futebolístico como o corrente, estão divididas em uma parte ruidosa e gozadora merengue e uma minoria diminuída e humilhada vestindo rojiblanco. Nem é uma questão de quantidade, mas de ocupação dos postos chaves - as chefias de redação são normalmente do Madrid e, inclusive, costumam se alternar no cargo de chefes de comunicação do clube. É só conferir nos anais do clube e dos jornais. Não é o que tem acontecido nestes tempos e não porque os dominadores estejam calados, mas porque, à falta de possibilidades próprias, a porção madridista somou-se ao ataque sistemático ao inimigo do norte - norte do país, entenda-se -. Isso, até o sábado, porque depois, tudo volta à luta fratricida, a caminho de Lisboa. A pergunta é se uma vitória do Atlético na Liga seria uma vantagem real para o vizinho adversário na final da Champions.

Edu: Para o Real Madrid, um possível título rojiblanco é o pior que pode acontecer. A conquista depois de tantos anos vai tirar um peso das costas do Atlético, que chegará leve e solto a Lisboa, moralmente turbinado e pronto para derrubar outro gigante. Uma derrota para o Barça, por outro lado, joga a pressão sobre Cholo Simeone e sua rapaziada, que se sentirão obrigados a não deixar que uma temporada brilhante destas termine sem um título. Se bem que, no fundo, o mais pressionado sempre será o Real Madrid - pelo que representa, pelo que seus dirigentes propagam e pelo que gasta. De uma coisa não tenho dúvida: Simeone deve ter condicionado de tal forma os jogadores que, nesta semana, palavras como Champions e Lisboa sequer foram pronunciadas pelos lados de Manzanares.

Carles: Eu já acho que o Cholo assinaria agora mesmo, ganhar a Liga, mesmo perdendo a Champions, porque o torneio local é o prato trivial, um bom chuletón, digamos, capaz de alimentar um projeto de futuro imediato. A Champions é a iguaria estrela do El Bulli, para poucos, e por isso é o sonho da noite de verão, primavera neste caso, de Florentino Pérez. Tem mais, se o Atleti ganhar ou empatar sábado, vai relaxar, satisfeito com a sensação do dever cumprido e isso pode fazer baixar a tensão e favorecer o vizinho. Agora, de uma coisa eu tenho certeza, se forem campeões neste fim de semana, que ninguém se atreva a falar em celebração ao Simeone. A resposta pode ser bem atravessada.

Edu: Cholo deve estar apostando em um pequeno detalhe: para ganhar, o Barça terá que jogar bola, muita bola, algo que está em falta por lá. Seria bacana de ver o Camp Nou aplaudindo, com diplomacia, os primos pobres campeões. Funcionaria como uma vitamina para o futebol espanhol.

Carles: Vou torcer contra esse resultado, mas, se não tiver jeito, também aplaudo.

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.