PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Futebol dentro e fora do campo

Opinião|Liga busca adesão dos paulistas

A Liga Sul-Minas-Rio reúne-se com o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, neste primeiro dia de outubro para informar oficialmente e pedir permissão para realizar seu torneio. Mas há outro pulo do gato na consolidação de seus objetivos: os clubes paulistas.

Foto do author Almir Leite
Atualização:

Representantes da Liga têm conversado com São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos, buscando a adesão deles à Liga. Quando isso ocorrer, a Liga, por enquanto regional, se tornará nacional - o Nordeste tem sua própria Liga, mas virá em peso.

PUBLICIDADE

Claro, há pressão para que os paulistas digam não. Mas a tendência é que os quatro se filiem à Liga. Pode não ser tão a curto prazo. Mas vão acabar por aderir.

Quando isso ocorrer, a CBF estará esvaziada - mesmo porque Vasco e Botafogo, hoje fieis aliados da entidade, terão de capitular. E a partir daí, os clubes, enfim, serão donos dos próprios narizes.

Ah! Vale lembrar, e isso já foi escrito neste espaço, que Del Nero pode até dizer não à Liga. Se o fizer, porém, os clubes "vão para o pau''. Eles se escoram na Lei Pelé e na própria lei de refinanciamento da dívida fiscal dos clubes e estão preparados para brigar, ainda que seja necessário recorrer à Justiça.

 

Publicidade

Opinião por Almir Leite

Editor assistente de Esportes, cobriu 4 Copas do Mundo e a seleção brasileira por 10 anos

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.