EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

(Viramundo) Esportes daqui e dali

Brasil é top ten... em casos de doping

Quando assumiu o controle do Comitê Olímpico Brasileiro, muito tempo atrás, o atual presidente prometeu transformar o esporte nacional em "papa-fina". Os atletas teriam todas as facilidades para se virarem grandes nomes do mundo das competições.

PUBLICIDADE

Por Antero Greco
Atualização:

Quando o Brasil foi escolhido como sede dos Jogos Olímpicos, o atual presidente garantiu que todos os esportistas teriam condições de se preparar adequadamente para a maior festa do planeta.

PUBLICIDADE

O presidente do COB sabe como poucos se expressar e prometer.

Só não cumpre exatamente as promessas feitas aos atletas, que em várias modalidades nem têm onde treinar para a Olimpíada que se aproxima: como no caso do tiro esportivo e do ciclismo. Isso sem falar na turma do atletismo, que perdeu a pista do histórico Estádio Célio de Barros.

Outra promessa do presidente do COB: o Brasil será uma das dez potências do mundo esportivo. Uma verdadeira nação olímpica.

Quem sabe...

Publicidade

Mas de uma coisa o presidente pode estar certo: no assunto doping o Brasil já é top ten. Já atingiu a maioridade. Estamos entre os países que mais se utilizam de meios ilícitos na preparação dos atletas, segundo relatório divulgado esta semana pela Wada, a agência internacional de controle antidoping.

Triste constatação, mas que não surpreende quem conhece os bastidores do esporte. Pode-se alegar que os números cresceram porque há mais controle. Verdade. Mesmo assim, é de se lamentar que sejam tantos casos de gente que recorre a meios ilícitos para obter resultados em competições.

Só para lembrar, o atual presidente vai ser candidato novamente à reeleição do Comitê Olímpico Brasileiro. Pois tem convicção de que faz bem ao esporte nacional.

(Com participação de Roberto Salim.)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.