PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

(Viramundo) Esportes daqui e dali

E o Corinthians não perdoa rival frágil...

Já escrevi muitas vezes aqui, mas não custa relembrar. Campeonatos por pontos corridos se ganham na regularidade e sobre times mais fracos. Quem pretende brigar por título não pode bobear diante de adversário em fase ruim. E muito menos ceder pontos em casa. O Corinthians tem seguido a cartilha ao pé da letra. Nas últimas quatro rodadas, topou só com rivais em má fase e não perdoou: ganhou todas.

Por Antero Greco
Atualização:

A mais recente foi na noite deste sábado, nos 2 a 1, de virada, sobre o Coritiba. Certo que o resultado não veio de bandeja; a turma de Tite precisou correr para não ver os três pontos baterem asa. Levou o 1 a 0 nos acréscimos da etapa inicial (Negueba, aos 47) e só foi empatar aos 43 da final, com André. O gol salvador veio aos 49 e quebrados, com Uendel. Com isso, subiu para a liderança (nos critérios de desempate supera o Inter) e deixou o Coxa na zona de rebaixamento.

PUBLICIDADE

O jogo teve momentos distintos. No primeiro tempo, o Corinthians não forçou o ritmo, esbarrou na marcação do Coritiba e deu a impressão de autossuficiência, na base do só forçar que a vitória vem. Pagou por isso segundos antes do intervalo, com o gol que levou em contragolpe. No segundo, Tite mexeu e colocou Giovanni Augusto no lugar de Marlone (apagado). Depois, ainda arriscou com André na vaga do jovem zagueiro Pedro Henrique.

O que se viu, então, foi o famoso jogo de ataque contra defesa. O Corinthians foi pra cima, o Coritiba tratou de segurar-se. Ainda assim, teve a chance de liquidar o jogo, em bola perdida em contra-ataque. O Corinthians carimbou a trave de Wilson. A insistência foi premiada com os gols no final. Os paranaenses foram punidos por abrir mão do jogo, por apostaram tudo na vitória apertada. Voltam para casa sequer sem o empate.

O Corinthians emendou sequência excelente, que começou com a Ponte, passou por Sport e Santos e chegou ao Coritiba. Não está em ponto de bala, mas já mostrou que não pretende ser coadjuvante na competição. O Coritiba, nas primeiras rodadas, flerta com o rebaixamento. Outra vez.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.