PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

(Viramundo) Esportes daqui e dali

Na Fonte Nova, jogo de Série B com jeito de Série A

Os jornais deste sábado em Salvador falavam da morte de um refém e do bandido no bairro de Boa Vista de São Caetano. Traziam também em destaque o incêndio que aconteceu em Conceição do Coité. E anunciavam que o medalha de ouro Robson Conceição vai lutar como profissional lá nos Estados Unidos.

Por Antero Greco
Atualização:

Mas nada, nada mesmo era mais importante do que o jogo marcado para a Arena Fonte Nova: Bahia x Vasco - jogo da série B, com todos ingredientes de Série A. No fim da tarde, os 35 mil torcedores que foram a campo não se decepcionaram e festejaram: os baianos bateram os vascaínos por 1 a 0 e agora sonham de verdade em voltar à elite do nosso futebol.

PUBLICIDADE

"Essa torcida mexe com a gente", admitiu o goleiro Muriel, que fez uma defesa incrível e garantiu a vitória, depois de um chute certeiro de Jorge Henrique.

O Bahia está invicto há cinco partidas e agora a apenas 6 pontos do próprio Vasco, que atravessa fase ruim e inversa à dos adversários: desde o dia 30 de julho, o time de Jorginho não consegue vencer - são três empates, três derrotas e uma crise que se aproxima de São Januário.

Mas o Vasco não foi mal, não. Em um jogo de entradas duras dos dois lados, em que o juiz paraense Dewson Freitas da Silva deixou a violência correr solta, o gol da vitória foi marcado aos 32 minutos do primeiro tempo: Renato Cajá bateu escanteio e o zagueiro Jackson apareceu para cabecear sem defesa para o goleiro Jordi.

Renato Cajá é jogador de série A, que paga seus pegados e sua quase veteranice na série B. Ele foi o maestro dos baianos, que dominaram o primeiro tempo.

Publicidade

Na etapa final,Jorginho mandou o time para frente. E o Bahia automaticamente se limitou a esperar um contra-ataque decisivo. Mas foram mesmo os vascaínos que mostraram maior competência: no chute de Jorge Henrique, que Muriel pôs a escanteio, nas jogadas que quase sempre começavam nos passes milimétricos de Andrezinho e na cabeçada de Douglas, em que a bola se chocou com a trave.

Com certeza, o Vasco vai se recuperar nos próximos jogos, principalmente se Nenê recuperar a melhor forma física. Contra o Bahia ele foi, digamos, um jogador de série "B" e no fim da partida trocou de camisa com o lateral Moisés - este, sim, saudado pela torcida, com uma atuação perfeita e digna de um jogador de série "A".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.