EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

(Viramundo) Esportes daqui e dali

Palmeiras, mostre sua história!

A imagem dos santistas com a taça da Libertadores correu o mundo e me fez lembrar do Palmeiras. Meses atrás, escrevi uma reportagem no Estado em que mostrei onde e como estão guardados troféus que contam quase um século de história palestrina. O rico acervo se encontra em um depósito, encaixotado, escondido, à espera da nova arena.

PUBLICIDADE

Por Antero Greco
Atualização:
 Foto: Estadão

Até lá, ninguém tem acesso à memória das conquistas importantes como os Brasileiros, Copa do Brasil, Libertadores, Taça Rio, Ramon de Carranza. E não só no futebol. Há peças belíssimas em muitos dos esportes em que o Palmeiras se faz representar. Mas tudo está colocado em caixas de madeira ou de papelão, empilhadas num prédio comercial, enquanto os obras do estádio são tocadas.

PUBLICIDADE

Um cenário triste, até um tanto soturno, porque a frente do edifício tem vidros escuros e imenso portão de ferro. Dentro, ficam seguranças do clube, sem ter o que fazer, a não ser controlar as câmeras de monitoramento. Até um cão pastor ajuda no trabalho. Mas o coitado fica confinado no fundo do terreno, sem companhia e a alimentar solidão e fúria.

A diretoria do Palmeiras faria bem se visitasse o local, para constatar que esse tesouro não pode ficar amoitado, como se estivesse numa caverna de Ali Babá. Eles precisam de ar, de luz, de público. Merecem ser reverenciados, para mostrar ao torcedor do Palmeiras como é gloriosa a trajetória de seu clube.

Pois me ocorreu uma ideia ­- que provavelmente não chegará aos ouvidos dos cartolas verdes. Por que não selecionar as taças mais significativas, valiosas e/ou bonitas e expô-las ao público? Por que não criar um pequeno museu provisório, aberto a visitação?

Lugares não faltam. Perto do Palmeiras, mesmo, há galpões e shoppings, com áreas disponíveis. O clube poderia alugar uma delas, convidar um arquiteto, um decorador para bolar um desenho para instalação a toque de caixa. Quem sabe conta com a parceria de alguma grande instituição, que batizaria esse memorial?

Publicidade

Imagino como os torcedores (e aqueles que gostam de esporte em geral) iriam curtir o passeio. A entrada poderia incluir algum brinde e a arrecadação serviria para financiar o futuro memorial (se houver) do Palmeiras. Basta colocar a imaginação para funcionar: quem sabe camiseta como uma frase ("Ajudei a construir o memorial do Palmeiras")? Quem sabe o direito de visitar de graça o futuro memorial? Quem sabe encontros, nessa exposição, com astros do passado e de hoje, para tirar fotos?

Enfim, ideias devem surgir. Você que torce para o Palmeiras, o que acha disso? Se achar legal, espalhe para seus amigos, faça a proposta chegar a seus dirigentes. Uma coisa é certa: dá tristeza saber que tanto glória esteja a pegar pó...

 Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.