1. Usuário
Assine o Estadão
assine

  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Alerta de Dunga para Gil e Renato Augusto

Antero Greco

03 março 2016 | 13:01

A lista de convocados por Dunga para os jogos contra Uruguai (dia 25, no Recife) e Paraguai (29, em Assunção) é composta praticamente por brasileiros que jogam no Exterior. Até aí nenhuma novidade, faz muito tempo que a rotina é essa. A turma que atua fora tem prioridade em relação aos que ficam por aqui.

Na relação de 22 para os compromissos pelas Eliminatórias da Copa de 2018, há até dois “chineses” – Renato Augusto e Gil, que trocaram o Corinthians recentemente pela grana do Oriente. Perfeito, ambos foram chamados em outras ocasiões.

Mas aí entra a diferença: o técnico da seleção deu a entender que a permanência da dupla está por um fio. Dunga admitiu que jogar numa liga pouco divulgada e competitiva como a da China implica riscos para os atletas.

Terão de manter o nível, avisou. Mas eis a questão: como Dunga saberá que todos vão manter o grau de esforço que apresentaram quando estavam no Brasil? Ao menos não afirmou que seguirá o Campeonato Chinês, o que é tarefa improvável no momento. A não ser que, logo mais, alguma tevê o transmita.

Mesmo assim, é de ficar com um pé atrás com o nível técnico. Os chineses chamaram a atenção porque despejaram caminhões de dinheiro para atrair profissionais para lá. A grana não significa que, de uma hora para outra, a qualidade venha junto. Demanda tempo.

Em resumo: Renato Augusto e Gil, pelas dicas de Dunga, são “dúvidas” para as próximas listas.

Uma dúvida: o campeonato de futebol dos EUA é tão forte assim? Só alta competitividade para justificar a frequência com que Kaká voltou a ser chamado. A MSL não é nenhuma maravilha.

Por falar em dúvidas: Jefferson despencou de titular, após a Copa de 14, para carta fora do baralho. Cássio teve a oportunidade dele, mal foi testado e fica atrás de Diego Alves, do Valencia. (Nada contra o moço que está na Espanha e muito a favor de Cássio, que mantém a regularidade).

Outra dúvida: Firmino, que pintou como a descoberta de Dunga, pelo visto virou jogador normal. Fora apresentado como o trunfo para o ataque, quando jogava na Alemanha. Veio a seleção, veio a transferência para a Inglaterra e… na sequência sumiram as convocações.

Se não viu ainda, confira a convocação.

Goleiros: Diego Alves (Valencia) Marcelo Grohe (Grêmio), Alisson (Inter); Zagueiros:David Luiz (PSG), Miranda (Inter de Milão), Marquinhos (PSG), Gil (Shandong Luneng); Laterais:Danilo (Real Madrid) Daniel Alves (Barcelona), Filipe Luis (Atlético de Madri), Alex Sandro (Juventus); Volantes: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Fernandinho (Manchester City); Meias:Renato Augusto (Beijing Guoan), Douglas Costa (Bayern Munique), Lucas Lima (Santos), Willian (Chelsea), Coutinho (Liverpool), Oscar (Chelsea), Kaká (Orlando); Atacantes: Hulk (Zenit), Ricardo Oliveira (Santos) e Neymar (Barcelona).

 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.