EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

(Viramundo) Esportes daqui e dali

Santos ou Palmeiras? Ambos vencedores

O clássico deste domingo na Vila Belmiro apontará o campeão paulista de 2015. O Palmeiras leva vantagem sobre o Santos por ter vencido por 1 a 0 o duelo disputado na semana passada no novo estádio verde. O Santos precisa ganhar de dois para ficar com a taça ou, no mínimo por um gol de diferença, para provocar a definição nos pênaltis. Até aí tudo ok.

PUBLICIDADE

Por Antero Greco
Atualização:

Certo que apenas um fará a festa de levantar o título, subir no palanque, ter a chuvinha de papéis picados e posar ao lado de cartolas de todos os matizes. Mas, independentemente do resultado, ambos são vencedores. É isso mesmo, sem fazer média nem conversa fiada.

PUBLICIDADE

Santos e Palmeias chegaram até aqui por méritos, sem maracutaias e devido à regularidade. Mais do que isso, em poucos meses conseguiram progresso elogiável no processo de reconstrução pelo qual passaram entre o final de 2014 e o início deste ano. Cada um à sua maneira, viveu reformulação profunda e os primeiros bônus aparecem na competição estadual.

O Santos ficou sem Damião, Aranha, Mena, Arouca, Thiago Ribeiro, dentre outros, por causa da crise financeira. Viu-se obrigado a abrir mão de jogadores, ou perdê-los na Justiça, para equilibrar as contas. A aposta ficou em alguns veteranos (Renato, Elano, Robinho, Ricardo Oliveira), além de jovens como Lucas Lima, Gabriel, Geuvânio. O Paulista seria um laboratório - e deu certo com rapidez. No início, correu por fora, até surpreender e fazer a sétima final seguida.

O Palmeiras por pouco não caiu para a Segunda Divisão pela terceira vez, bem no ano do centenário. A diretoria enfim acordou, contratou 20 jogadores, ficou com alguns do elenco anterior e jogou para Oswaldo de Oliveira a responsabilidade de montar um time. Se todos os que chegaram vingarão, é outra história. A equipe surgiu, o torcedor respondeu com enorme entusiasmo e a final é sinal de que embicou no rumo certo.

Sim, Santos e Palmeiras não são espetaculares, têm muito o que evoluir. Não se nega esse fato. O que deve ser realçado, neste momento, é que recuperaram a autoestima e podem seguir o restante da temporada (Brasileiro, Copa do Brasil, Sul-Americano) com mais confiança. Só por isso, valeu.

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.