PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

(Viramundo) Esportes daqui e dali

Silêncio em torno de Luxemburgo

O medo é sentimento humano - portanto, compreensível, embora nem sempre elogiável. O exemplo maior está no Evangelho, e tem a ver com a Sexta-feira da Paixão. São Pedro prometeu ficar ao lado de Jesus, "até à morte", mas O renegou por três vezes, logo após a prisão Dele. O Mestre o perdoou e o fez o primeiro chefe da igreja. Difícil, portanto, condenar alguém por essa fraqueza.

Por Antero Greco
Atualização:

Feita a ressalva, lamento o silêncio de técnicos a respeito da suspensão aplicada pelo tribunal esportivo do Rio de Janeiro a Vanderlei Luxemburgo. O treinador do Flamengo foi afastado das funções por ter criticado a federação carioca de futebol e o regulamento que restringe a inscrição de jogadores jovens no campeonato Estadual.

PUBLICIDADE

A alegação para a punição? Usou o termo "porrada", considerado uma incitação à violência. Uma interpretação equivocada, torta, para não dizer maldosa. A palavra, mesmo não sendo delicada, foi claramente empregada no sentido de "crítica", "repreensão", "repúdio". Não como "soco".

Luxemburgo há dias trata de defender-se e alega cerceamento de liberdade de expressão. E é isso mesmo que ocorre. Os donos da bola, por meio do tribunal, passam o recado para subalternos, empregados menores - entenda-se técnicos e jogadores -, de que devem engolir as determinações sem nenhuma contestação. Mesmo que eles sejam os prejudicados.

Daí se vê Luxemburgo a pregar no deserto, sem que um colega sequer se manifeste, diga o que pensa, também encampe a ideia de romper censura e abusos. Preferem recolher-se, ficar na miúda, como se a história não fosse com eles. Até o momento em que forem atingidos.

O ser humano é essencialmente egoísta, o que muitas vezes o transforma num covarde.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.