Foto do(a) blog

O blog de esportes do Estadão

Brasileiro tira camisa para homenagear Chape e árbitro 'finge que não vê' para não punir

A trágica queda do voo da Chapecoense na Colômbia sensibilizou todos os fãs de futebol ao redor do mundo, além, é claro, de quem está diretamente envolvido com o esporte, como os jogadores, técnicos, e árbitros - pelo menos um deles.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Neste sábado, durante uma partida do Campeonato Holandês, o brasileiro Nathan marcou um gol pela sua equipe, o Vitesse, na vitória sobre o PEC Zwolle por 3 a 1. Ele decidiu prestar homenagem à equipe catarinense, e, na comemoração, tirou a camisa para exibir uma outra, preta, com o símbolo da Chape em branco, como forma de luto.

Nathan, do Vitesse, comemorando gol com homenagem àChape Foto: Divulgação

PUBLICIDADE

Normalmente, quando os jogadores comemoram gols tirando as suas camisas de jogo por qualquer motivo que seja, eles são punidos com cartão amarelo - é uma orientação da Fifa, e que os árbitros em todo o mundo devem seguir à risca. No entanto, desta vez o atacante de 20 anos, com passagem pelo Atlético-PR, contou com a compreensão de Jochem Kamphuis, que apitou o jogo.

"Eu precisaria dar o cartão amarelo nessa circunstância, eu vi que ele tirou a camisa. Mas estava ciente de tudo o que aconteceu. Sei que ele perdeu amigos nesse desastre terrível, então fingi que nem vi, decidi me virar e ir para o outro lado do campo", explicou Kamphuis, em entrevista ao portal holandês Telegraaf.

O árbitro demonstrou sensibilidade ao não cumprir a regra, que é obrigatória para a entidade máxima do futebol - o uruguaio Cavani foi punido ao realizar homenagem semelhante durante partida do Campeonato Francês no meio da semana.

"Foi um acontecimento tão terrível, e é especial para o jogador que marca um gol poder homenagear os seus amigos. Acho que foi a melhor decisão que eu poderia ter tomado", explicou.

Publicidade

A confederação de futebol da Holanda (KNVB, na sigla em holandês) afirmou demonstrar total apoio à ação do árbitro. "Às vezes você tem que se atrever a fazer as coisas de forma um pouco diferente do habitual", afirmou Gijs De Jong, diretor técnico da entidade. "Árbitros são pessoas de carne e osso, que devemos valorizar. Claro que às vezes há exceções, mas esta foi a exceção que confirmou a regra", explicou. Melhor para Nathan, que marcou o seu terceiro gol no campeonato.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.