E se o Corinthians acabasse?

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Estatuto do Corinthians prevê doação dos bens e troféus do time para a Santa Casa de Misericórdia e Museu Paulista caso o clube um dia feche as portas. Como ninguém acredita nisso, hospital pede apenas o sangue corintiano

PUBLICIDADE

MARCEL RIZZO JORNAL DA TARDE SÃO PAULO - O Corinthians jamais acabará. A Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do clube, canta algo parecido em uma de suas músicas mais populares e que embala também a escola de samba da instituição. Mas e se acabasse? O que aconteceria com o Parque São Jorge, com o dinheiro da venda de jogadores, com os bens do clube? E os troféus, medalhas, faixas e afins conquistados com tanto suor por jogadores de diversas modalidades?

Pois o Estatuto do clube prevê essa catástrofe. Está lá no artigo 134 do novo documento, registrado em 22 de setembro de 2008: "Em caso de dissolução do Corinthians, cuja decretação compete à Assembleia Geral Extraordinária, seus bens passarão, em plena propriedade, à Santa Casa de Misericórdia da Capital do Estado de São Paulo, exceto as taças, troféus, medalhas, e outros prêmio em lides desportivos, (...), enfim, tudo que lembrar a memória desportiva do Corinthians, os quais deverão ser entregues ao Museu Paulista, ficando, para tal fim, gravados, com as cláusulas de inalienabilidade e impenhorabilidade."

O testamento é claro, sem margem para disputas de espólio. "Não sabíamos disso. Lógico que o Corinthians nunca vai acabar. Mas é uma boa lembrança ter a Santa Casa", disse Kalil Rocha Abdalla, provedor do hospital, localizado no bairro de Santa Cecília, região central da Capital - a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é a mais antiga Instituição Assistencial e Hospitalar em funcionamento na cidade.

É bancada basicamente pelas consultas do SUS (Sistema Único de Saúde), pelas operações de suas unidades particulares, como o Hospital Santa Isabel (anexo à Santa Casa) e, claro, por doações. Em conversa com a reportagem, Abdalla teve uma ideia: "Já que o Corinthians nunca dará seus bens à Santa Casa por não vai acabar, por que então não pedimos a todos os corintianos que doem sangue ou medula óssea? Seria uma ótima maneira de ajudar a nossa Casa."

Publicidade

O convite então está feito a todos os corintianos. Que neste ano do centenário, todos possam doar sangue (ou medula óssea, que apesar de parecer algo complexo, é simples: basta a retirada de um líquido do interior de ossos da bacia) na Santa Casa. É possível fazer isso dirigindo-se ao Hemocentro, na rua Cesário Motta Júnior, próximo ao Elevado Costa e Silva. É possível agendar pela internet, no site www.santacasasp.org.br.

CAMPANHA NO ARO Corinthians já possui uma campanha de doação de sangue, chamada Sangue Corinthiano (com h mesmo). O clube se propõe a três vezes por ano realizar um mutirão no Brasil. A próxima edição ocorrerá dia 6 de março, e será a quinta. Trata-se uma parceria do clube com o Hospital das Clínicas de São Paulo. Na última vez, dia 3 de outubro de 2009, foi alcançada a marca de 10 mil doadores.

"Não importa se você é torcedor de arquibancada, de torcida organizada ou acompanha o Corinthians só pelo rádio ou TV. O importante é fazermos a nossa parte na sociedade e doar um pouco do sangue corintiano que corre em nossas veias", comenta Milton Oliveira, idealizador do "Sangue Corinthiano".

A ideia é que, no ano do centenário, o torcedor doe sangue durante o ano inteiro, e não apenas nos dias da campanha. Procure a Santa Casa, ou outro hospital, e ajude! Porque o Corinthians jamais acabará.

Texto publicado no 'Jornal da Tarde' de 12/2/2010, em caderno especial

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.