PUBLICIDADE

Reedição de 1977 chegando e Ceni subindo no telhado

Claro que não podemos dizer que tudo está definido no Paulistão, mas a primeira rodada das semifinais aponta para uma decisão surpreendente no campeonato. Corinthians e Ponte Preta podem voltar a se enfrentar, exatamente 40 anos depois da decisão que mudou a história do Timão. Seria uma coincidência incrível.

Por Cesar Sacheto
Atualização:

A vitória da Ponte Preta sobre o Palmeiras, em Campinas, por 3 a 0, deixou quase todo mundo de queixo caído. Ninguém imaginava que o Verdão confundisse o feriado da Páscoa com o de Finados. Afinal, o time estava mortinho da Silva.

PUBLICIDADE

Por falar em morto, William Pottker - que é o novo carrasco do Palmeiras, assim como já foram Marcelo Ramos, Fábio Júnior e Mirandinha, entre outros - já se preparava para se fazer de cadáver depois de tocar na bola no primeiro gol do time ponte pretano. Só assumiu que o gol era dele quando viu que o árbitro confirmou o gol. Tsc, tsc.

Obviamente, não podemos desprezar a força do Palmeiras, ainda mais jogando no seu estádio e mordido pela vergonha que um vexame desse porte causa. O próprio Verdão já reverteu um placar quase impossível, há 21 anos. Na disputa válida pelas quartas de final da Copa Libertadores de 1995, o Alviverde perdeu por 5 a 0 para o Grêmio, em Porto Alegre. Na volta, no antigo Palestra Itália, o Palmeiras saiu perdendo por 1 a 0, mas teve forças para fazer cinco gols. Faltou unzinho. Mas foi uma noite mágica. Também ouviremos muitas citações sobre a virada heroica do Barcelona sobre o PSG. Mas o fato é que está muito mais para a Ponte.

Já no clássico Majestoso, o Corinthians, desacreditado, tido como azarão desde o início do campeonato, fez um partidaço e saiu do Morumbi com uma vantagem também muito difícil de ser revertida. Não vejo o time levando de três no Itaquerão.

O time dirigido por Rogério Ceni, por sua vez, leva mais uma pancada dentro de seus domínios - outrora quase intransponíveis - e fica mais longe da final. Já está praticamente eliminado da Copa do Brasil pois, convenhamos, será quase impossível reverter os mesmos 2 a 0 de desvantagem para o Cruzeiro de Mano Menezes no Mineirão. Mas, Deus é quem sabe.

Publicidade

Para o Tricolor, especialmente o seu técnico, fica o recado de que está na hora de ligar o desconfiômetro em relação ao trabalho do mestre Ceni. Tenho visto entrevistas arrogantes, explicações repletas de estatísticas sobre as atuações do time. Ele parece engolir um chip com as informações que a sua comissão anota durante os jogos antes de falar com os jornalistas.

Mas, gostaria de lembrar ao Rogério - ainda novo na profissão de treinador - que o futebol é muito simples: ganha quem coloca mais vezes a bola dentro das redes do adversário. Se não fizer gols ou marcar a mesma quantidade do adversário, dá empate. É isso.

A nota positiva para o São Paulo foi a atitude nobilíssima do zagueiro Rodrigo Caio - chamado de jogador de condomínio por um dirigente do clube - que se acusou para o arbitragem, evitando que o corintiano Jô fosse punido com um cartão amarelo por algo que não havia feito (dar um pisão no goleiro Renan Ribeiro). Parabéns ao Rodrigo!!!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.