PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Provas de rua de A a Z

10 dicas de livros para o Dia das Mães

Sim, sou mãe, corredora e uma devoradora de livros. Eu, como várias outras mamães, iria amar receber um bom livro com a corrida de rua como pano de fundo de presente no Dia das Mães. Separei dez opções para quem está ainda em dúvida do presente desse domingo. Todas são igualmente boas. Sete de autores brasileiros. E se a grana estiver bem curta, a maioria dos títulos pode ser adquirida nos sebos. #CorridaParaTodos

Foto do author Silvia Herrera
Por Silvia Herrera
Atualização:

A Maratona de uma Vida Foto: Estadão

A MARATONA DE UMA VIDA, VANDERLEI CORDEIRO DE LIMA - Renato D'Angelo: a tocha olímpica já está em solo brasileiro e a expressão máxima da maratona no Brasil é o atleta Vanderlei Cordeiro de Lima. Nosso bronze com sabor de ouro da Olimpíada de Athenas. Indispensável para todo mundo que gosta de correr.

CORRER - Drauzio Varella: o médico conta como foi o desafio de completar a primeira maratona, dá dicas médicas, traça um panorama histórico da prova mais dura do atletismo mundial e faz um relato envolvente da alma humana. Ideal para as mamães que estão pensando em estrear nas maratonas.

 Foto: Estadão

DIVÓRCIO - Ricardo Lísias: com maestria, o autor prende o leitor em uma armadilha literária oferecendo ingredientes poderosos. Há poder, sexo, traição, rede de intrigas entre jornalistas, fofocas, drogas e, para nosso deleite, corridas!!! No último capítulo ele narra, com pitadas de ficção, a 87º. São Silvestre. Para mamães que estão se preparando para encarar a São Silvestre.

 Foto: Estadão

DO QUE EU FALO QUANDO FALO DE CORRIDA - Haruki Murakami: uma bela reflexão sobre a influência do esporte sobre a vida das pessoas é o fio condutor desse livro. Murakami decidiu fechar seu Jazz Bar em Tóquio, em 1982, e começou a correr para se manter em forma. Sensível e motivador - até para quem ainda não saiu do sofá.

 Foto: Estadão

ERA UMA VEZ UM CORREDOR - John Parker: desde 1978 é o livro que mais motiva os atletas. É um retrato ficcional, mas muito preciso, da vida de um corredor de elite. Conta a história de Quenton Cassidy, universitário e fundista de média distância, que tenta a todo custo quebrar a barreira de uma milha (1,6 km) em menos de 4 minutos.

Publicidade

 Foto: Estadão

EU AMO CORRER - Roberta Faria: 50 histórias motivadoras para calçar o tênis e começar a correr por aí. Ideal para iniciantes e por quem adora histórias de superação. Publicação da Editora Mol, que reverte parte dos lucros para instituições. No caso desse livro vai para o Instituto Mara Gabrilli e o Projeto Ginga Social (Fundação Gol de Letra). Motivação na medida certa para qualquer tipo de corredora.

 Foto: Estadão

NASCIDO PARA CORRER - Chris Mcdougall: bestseller entre corredores, o livro revela ao mundo os Tarahumara: uma tribo mexicana que corre, aliás voa, na corrida. Eles não têm patrocínio, nem correm descalços com os quenianos. Eles usam uma sandália mega simples,huaraches. Com a maior naturalidade, correm o equivalente a quatro vezes uma maratona nos piores terrenos. Para todos os tipos de corredoras.

 Foto: Estadão

OPERAÇÃO PORTUGA - Sergio Xavier Filho: jornalista e canela fina conta o desafio de cinco amigos em conseguir correr uma maratona sub 3- ou seja em menos de três horas. O esporte é pano de fundo. O portuga no caso é Amílcar Lopes Júnior que correu em 2006 a Maratona de Chicago em 02:43:50 - um tempaço. Ideal para mamães maratonistas.

 Foto: Estadão

MATADOR DE DRAGÕES - Rafael de Marco: narra a trajetória de Joaquim Cruz - um garoto pobre nascido em Taguatinga, uma das cidades satélites de Brasília, até a glória da medalha de ouro na Olimpíada de 1984 e a medalha de bronze nos Jogos de Seul, em 1988. A obra narra também todas as dificuldades do atleta, que sofreu oito cirurgias ao longo da carreira, nasceu com uma perna dois centímetros mais curta que a outra. Parte do dinheiro arrecadado com a venda do livro é destinado ao INSTITUTO JOAQUIM CRUZ.

 Foto: Estadão

SEGREDOS DE UM ULTRAMARATONISTA, HISTÓRIAS DE UM CAMPEÃO, Valmir Nunes: nosso "Forest Gump" santista conta seus desafios e motivações. São 20 anos de provas pelo mundo, todas de tirar o fôlego. E para ler, calçar o tênis e sair por aí. Quando era moleque o autor fez uma promessa de correr de Santos a Maresias, sem nem conhecer ultra distâncias. Nascia aí um ultramaratonista.

Publicidade

 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.