PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Provas de rua de A a Z

Tips IronMan Floripa

Primeiro Mizuno Run Talks reuniu time de feras que deu dicas para quem vai encarar uma das provas mais duras do planeta, às 6h45 de 28 de maio de 2017.

Foto do author Silvia Herrera
Por Silvia Herrera
Atualização:
 Foto: Estadão

O IronMan na capital catarinense tem o patrocínio da marca japonesa. São 3,8km de natação mais 180,2km de bike e mais uma maratona (42,195m correndo). Cansa só de ler isso. Mas esta emblemática prova tem sido subestimada por alguns incautos amadores, que com apenas uma maratona na bagagem, ou as vezes nem isso, se inscrevem no IronMan e depois "avisam" ao treinador de corrida que já estão inscritos e precisam de um treino especial. Foi exatamente isso que os técnicos Mario Sergio (Run&Fun), Marcello Butenas (TotalSport), Leandro Abete (Ztrack) e Kim Cordeiro (BK Sports) alertaram no bate-papo. Talvez por isso que as inscrições, previstas para acabarem no final de abril, já evaporaram faz tempo.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

"Não existe fórmula mágica, tem que conversar primeiro com seu técnico, ver o que ele acha se você realmente tem condição de fazer um IroMan", recomenda Butenas. "Tem que fazer um super planejamento ainda mais se você for um atleta amador e vai treinar nas horas de lazer. Você tem que cruzar a linha de chegada e achar que valeu a pena", observa.

O triatleta Eduardo Akira conta que treinou 12 anos antes competir o primeiro IronMan. "Tem que se preparar muito para não ser uma experiência negativa, tem que se conhecer bem", pondera. "Todo mundo termina exausto, não tem isso de acabar bem  e depois dá prova costuma dar um vazio", acrescenta. Akira lembra que mesmo bem treinado no primeiro IronMan já quebrou na segunda volta de bike."Finalizei a subida empurrando a bicicleta e acabei o Iron em 14 horas", conta.

 Foto: Estadão

"Saiba que todos os fatores externos vão influenciar no treino, família, trabalho, e que ele será bem longo", destaca Mario Sergio. A atleta Bia Neres reforça o coro: "IronMan é mais do que a saúde agüenta todo mundo sofre micro lesões". Para ela, não é demérito nenhum o amador começar com as distâncias menores. "Isso é muito melhor do que completar um IronMan em 16 horas ou mais só para dizer que fez", frisa.

Os 75 primeiros classificados no Campeonato Sul-Americano IronMan Florianópolis se classificam para o campeonato mundial em Kona, no Havaí.

Publicidade

A corredora, educadora física e médica do esporte Ana Paula Sierra ressalta a importância dos exames prévios antes de se pensar em participar de um IronMan. "Esses exames vão indicar como melhor cuidar da sua saúde e otimizar seus resultados nos treinos", disse. Um deles é o ergoespirométrico que tem como função principal evitar o mal súbito. "Sei que esse exame não é agradável de se fazer, mas ele mostrará os limiares de treino, que vão guiar seu técnico para você ter uma melhora de desempenho efetiva".

 Foto: Estadão

Cerca de 300 pessoas compareceram ao primeiro encontro organizado em São Paulo pela Mizuno com entrada gratuita, em um shopping da zona sul paulistana no dia 11 de março de 2017. Fernando Bee, diretor da Alpargatas, abriu o evento dando a notícia que a empresa brasileira renovou o contrato para representar a Mizuno por mais 26 anos. O público se inscreveu pela internet e no local pode comprar alguns modelos running com até 60% de desconto, além de fazer teste de pisada (pedígrafo) e outras bacanices. No final sortearam uma inscrição para esta etapa do IronMan, para outras, um relógio, um exame ergoespirométrico e quatro pares de tênis. #CorridaParaTodos #MizunoRunTalks #IronMan

Confira abaixo em primeira mão as datas dos próximos Mizuno Run Talks e as dicas para Floripa:

#MIZUNORUNTALKS AGENDA

8 de abril - Maratona do Rio - no show-room da Mizuno (Vila Olímpia - SP-SP)

Publicidade

6 de maio - Mizuno UpHill Marathon

3 de junho - IronMan 70.3 Rio de Janeiro

17 de junho - Maratonas de Berlim e Chicago

8 de julho - Maratonas de Buenos Aires e Amsterdã

5 de agosto - Maratona de Nova York

Publicidade

Em breve abertura das inscrições e a confirmação dos horários e locais.

Informações: www.mizuno.com.br e https://www.facebook.com/mizunobrasil/

#10DicasIronManFloripa

  • TÉCNICO - confie no seu técnico e siga a risca todo o treinamento, que é individualizado e vai simular o percurso da prova.
  • NUTRIÇÃO - escolha uma nutricionista para montar sua alimentação e hidratação durante todo o treinamento, não entre na conversa dos outros.
  • ESTRATÉGIA - siga a estratégia do início ao fim, não é por que estão dando batata cozida na prova que você vai experimentar justo no IronMan.
  • PSICOLOGIA - não dê ouvidos aos outros atletas na semana da prova, cada um vai te falar uma coisa diferente para você fazer. Fora que pode chover, fazer frio, ventar, um sol de rachar e você tem que estar preparando para tudo isso.
  • PROJETO - Faça do IronMan um projeto de vida.
  • PLANEJAMENTO - organize o tempo com seu técnico - tem que ter horário do trabalho, da família, do treino e do sono e não pode ultrapassar 24 horas! Isso vai implicar no sucesso da prova. Planejamento é fundamental,
  • SAÚDE - faça exame cardiopulmonar e todos que seu médico solicitar antes de começar os treinos.
  • PERFORMANCE - não pense em fazer tempo no primeiro IronMan, só em completar a prova.
  • INFRAESTRUTURA  - a competição é muito bem organizada não precisa ficar com medo de se perder, por isso é um prova cara.
  • TREINAMENTO - não subestime o trabalho de força, não "dê migué" na musculação. E se o treinador recomendar yoga - faça. Seja caxias mesmo.

Veja como foi o IronMan Floripa em 2016

Publicidade

 

 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.