Foto do(a) blog

Provas de rua de A a Z

Triatlo une gerações

O Long Distance BR 101 em Ubatuba reserva uma disputa em família. Dia 27 de agosto Rafael Turtera, 20 anos, vai competir o triatlo em Ubatuba com sua mãe, Luciana de 47 anos. Os dois vão correr solo. #corridaparatodos #triatlho #triathlon #longdistance

PUBLICIDADE

Foto do author Silvia Herrera
Por Silvia Herrera
Atualização:
 Foto: Estadão

Vão ser 1,9km de natação, 9okm de ciclismo e 21km de corrida, ou seja, uma meia maratona para terminar a brincadeira. Rafael é o participante mais novo da prova, que este ano está repleta de novidades. Mais como sou mãe vou puxar a sardinha pro lado da Luciana. "Pratico atividade física desde sempre. De moleca, já fiz de tudo - de ballet a tiro ao alvo. Quando a 'academia'  virou moda, comecei a frequentar. Gostei tanto que acabei trocando a Faculdade de Engenharia pela de Educação Física", conta Luciana, exemplo de disciplina e dedicação ao esporte.

Com certeza Rafael foi influencidado pela mãe. "Conheci a corrida com 11 anos, incentivado por minha minha mãe (está mais pra puxão de orelha), quando eu apenas pensava em jogar videogame e comer. Fiz a primeira prova de 5km e logo após, ja queria correr a próxima ", lembra. Aliás, a Luciana não gostava de correr. E esta atividade, que fecha as provas de triatlo, entrou na vida dela por meio do marido, que à época era namorado. "Ele me via como uma 'rata de academia',  neste período eu fazia Aeróbica de Competição. No início eu falava: 'correr pra que? Coisa mais chata...' Mal sabia que isso ia virar uma paixão e nosso ganha pão", explica, Luciana.

 Foto: Estadão

E o triatlho entrou na vida da família por incentivo de um aluno e Luciana gostou da brincadeira. "Superar meus próprios limites é daquelas coisas que não tem preço! O fato de conseguir encaixar os treinos na rotina, que já é bem puxada, me deixa muito orgulhosa comigo mesma", destaca. E para ela o melhor de tudo nem é a superação, mas poder praticar em família.  "O melhor de tudo é ter a participação da família toda nas maluquices que inventamos. O esporte é um fator de união forte entre nós. Cada um torce e vibra com a conquista do outro. Posso dizer que sou uma pessoa extremamente realizada!", afirma a mãe. Eu vou torcer por ela!!

 Foto: Estadão

Mas vamos falar mais um pouco do Rafael. O esporte entrou na vida dele por conta de um problema respiratório. "Comecei a nadar desde pequeno, aproximadamente com 7,8 anos, por conta de crise respiratória frequente, na qual a natação me ajudaria e ajuda até hoje", observa. Aos 13 anos ele ganhou de presente dos pais uma bicicleta e disputou o primeiro triatlo aos 14 anos. De lá pra cá não parou mais. "Desde então foram anos de treino, com um sonho de me tornar Ironman, o qual se concretizou neste ano de 2017", frisa o filhão, que acabou escolhendo a carreira da mãe, está cursando Educação Física e tem como objetivo ajudar as pessoas por meio do esporte. "O esporte é sensacional e pode unir pessoas, assim como me une a minha família cada dia mais. O esporte é um vício no qual tenho orgulho de ter!", afirma Rafael. Que vença o melhor!!!

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Com quase três décadas na organização e produção de eventos de Endurance como a Ultramaratona Bertioga Maresias, a Cia de eventos anuncia seu novo posicionamento "as provas mudaram, os consumidores/atletas mudaram e forma de se comunicar com eles mudou também. E nós estamos mudando para atender esse novo consumidor/atleta" comenta Celio Balierio fundador da Cia de Eventos.

Publicidade

Essa nova etapa foi criada pela agência de "criativação" CONTAMINA "Desenvolvemos uma plataforma de comunicação integrada, que visa dar experiências e conectar evento, marcas e atletas de forma única", comenta Evandro Queiroz, diretor de criação. Essa transformação passa por usar um único nome para todas as plataformas - Long Distance. Além de uma nova comunicação visual e o uso dos influenciadores digitais para amplificar os eventos.

Confira os percursos:

Calendário Long Distance 2017

 

  • 27 de agosto - Ubatuba - LONG DISTANCE TRIATHLON BR 101e LONG DISTANCE SWIM POSSEIDON (travessia aquática)
  • 21 de outubro - Litoral Paulista -LONG DISTANCE ULTRAMARATHON BERTIOGA MARESIAS 75
  • 26 de novembro - Pirassununga -  LONG DISTANCE BIKE AIRFORCE 12 hs

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.