Alonso e Schumacher iniciam o duelo hoje

PUBLICIDADE

Por liviooricchio
Atualização:

Quem for ao autódromo de Interlagos, hoje, ou acompanhar a transmissão das duas sessões de treinos livres do GP do Brasil pela SportTV não irá imaginar que Fernando Alonso e Michael Schumacher estão disputando o título mundial. Tradicionalmente os pilotos das equipes mais velozes, no caso Renault e Ferrari, visam muito mais os 300 quilômetros da corrida, domingo, que a sessão que definirá o grid, amanhã. A tendência, ao menos tendo em conta o que se passou nas demais 17 etapas da temporada, é de os terceiros pilotos dos times que podem tê-los, como Honda e BMW Sauber, serem os mais rápidos. A primeira sessão começa às 11 horas e a segunda às 14 horas. Têm uma hora de duração cada.

PUBLICIDADE

Alonso e a Renault já não escondem que sua preocupação maior não é receber a bandeirada, depois das 72 voltas, domingo, em primeiro lugar, mas como campeã do mundo, de pilotos, com o espanhol, e entre as escuderias. Hoje, Alonso e seu companheiro, Giancarlo Fisichella, deverão percorrer várias voltas seguidas nos 4.309 metros do circuito, visando conhecer o comportamento do carro da Renault e os pneus escolhidos em condição de corrida, seu maior interesse no fim de semana. Encontrarão seções da pista ainda mais onduladas que nos anos anteriores, como a freada do S do Senna e a Reta Oposta inteira. Certamente haverá reclamações, principalmente pela dificuldade de acertar o carro.

Talvez Schumacher mude um pouco a rotina da sessão da tarde, ao tentar verificar já hoje se o acerto encontrado para sua Ferrari é eficiente também para uma volta lançada, como ocorrerá amanhã no treino classificatório. E nesse caso Schumacher voaria no circuito, estabelecendo provavelmente a melhor marca. É bom não esquecer que não há outro resultado que o interesse: a vitória. Tem a seu favor o fato de seu motor disputar só o GP do Brasil, enquanto normalmente deve resistir a duas provas.

Os dois treinos de hoje darão uma idéia, também, de como Felipe Massa, da Ferrari, e Fisichella poderão atuar, domingo, visando auxiliar Schumacher e Alonso. Apesar de ser a etapa de encerramento do calendário, a prova representa a primeira aparição de Massa e Rubens Barrichello nos seus times, Ferrari e Honda, para os brasileiros. Já hoje um bom público deve comparecer ao autódromo, provavelmente sem a chuva que cai há dias. Nunca em 35 anos de história houve tanto interesse pelo GP do Brasil. Com tantas definições por ocorrerem faz mesmo sentido.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.