Foto do(a) blog

Tabelinha entre tática, opinião e informação

Próxima Parada: Istambul!

Treinador da Seleção Brasileira chama jogadores que somente atuam no exterior e Lucas ganha nova chance.

PUBLICIDADE

Por Maurício Capela
Atualização:

A Seleção Brasileira foi novamente convocada e, desta vez, com muitas surpresas. Para encarar primeiro a Turquia, em Istambul, no dia 12 próximo, e depois a Áustria, em Viena, seis dias depois, o treinador Dunga preferiu não desfalcar os clubes brasileiros e mandou ver em uma lista completamente estrangeira. Um acerto!

PUBLICIDADE

Em que pese que o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil devessem parar nas datas Fifa, o que não acontece, Dunga mostrou-se compreensivo nesta reta final de temporada nacional. De novo, um acerto!

Se faltou diálogo ou atos de boa vontade na primeira passagem do treinador à frente do Brasil, nesta, por ora, sobra cordialidade. E quer saber... Ainda bem!

O caminho para reconstruir o futebol pentacampeão será longo, penoso e conturbado. E tudo que o atual técnico não precisa é estender o tapete vermelho para crises sem qualquer fundamento.

A respeito da convocação, Dunga demonstra que seu sistema defensivo está mesmo na Europa. Com exceção de Jefferson, o goleiro do Botafogo, o restante das posições virão cada vez mais do Velho Continente.

Publicidade

Mas a nova chamada de Dunga tem um tom especial para alguns. Casemiro, Roberto Firmino, Lucas, Luiz Adriano e Douglas Costa precisam demonstrar a que vieram, principalmente Lucas.

É claro que o torcedor brasileiro quer ver de perto Firmino e confirmar se a qualidade demonstrada no alemão Hoffenheim se repetirá na Seleção. O mesmo vale para a dupla do Shakhtar Donetsk, Luiz Adriano e Douglas Costa, que já foi chamado por Mano Menezes em outros "carnavais". Casemiro também precisará conviver com a desconfiança inicial do torcedor, mesmo tendo demonstrado boa técnica no São Paulo.

Mas será para Lucas que os olhos se voltarão. Desde que deixou o São Paulo e desembarcou no PSG, o atacante só caiu de produção. Fez alguns bons jogos logo de cara no time francês, mas perto da Copa do Mundo no Brasil perdeu fôlego e ficou fora da lista de Luiz Felipe Scolari.

Lucas tem boa técnica, movimenta-se bem pelo lado direito, reúne bola para fazer a diagonal e recompor o sistema defensivo pelos lados... Mas não bastará a Lucas já ter demonstrado todos esses predicados no passado, principalmente no São Paulo. Não, não bastará!

Agora, caberá ao atacante do PSG demonstrar que a fase ruim ficou para trás, que reencontrará seu futebol ao longo dessa temporada europeia... E que a Seleção Brasileira marcará o início dessa recuperação.

Publicidade

Portanto, para chegar a Viena em condições de sonhar mais alto, será necessário confirmar em Istambul tudo que se espera. A próxima parada para Lucas, não será em Paris ou em Moustoir, locais dos jogos do PSG pelo Campeonato Francês, mas sim em Istambul!

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.