Foto do(a) blog

Tabelinha entre tática, opinião e informação

Tecnologia no jogo de futebol, já!

É preciso adotá-la e regulamentá-la, chutando para escanteio argumentos de que o jogo ficaria paralisado, até porque ele já para quando há lance dúbio, ou de que eliminaria a discussão, pelo contrário, qualificaria o debate e aumentaria a transparência.

PUBLICIDADE

Por Maurício Capela
Atualização:

Eis um fato, a tecnologia invadiu o futebol há tempos. Eis outro fato, a Fifa e as comissões de arbitragem pelo mundo insistem em deixá-la no banco de reservas. Eis mais um fato, quem pauta as discussões no esporte é o "olho eletrônico". Então, cabe a pergunta, até quando os "donos da bola" vão ignorá-la?

PUBLICIDADE

Independentemente dos critérios do árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci na partida entre Chile e Uruguai ou mesmo de qualquer outro jogo disputado no Brasil ou lá fora, o fato é que existem lances em que não há a mais remota possibilidade de o árbitro ter a absoluta certeza na hora em que eles acontecem no gramado. Ou seja, claramente entra-se no campo do acaso em um jogo de futebol.

O lance envolvendo o atacante uruguaio Cavani e o zagueiro chileno Jara é um perfeito exemplo. Como Sandro Meira Ricci poderia ver o que estava acontecendo às costas do uruguaio se ele, Sandro, estava à frente de Cavani?

De fato, era um lance para cartão vermelho para o zagueiro chileno. Mas como lhe dar a punição máxima se a visão do árbitro estava encoberta?

Além das particularidades desse lance, há jogadas em impedimento tão rápidas que tornam o trabalho de um juiz de futebol praticamente impossível. Sem falar nas penalidades!

Publicidade

A questão, portanto, parece clara e óbvia. O futebol precisa discutir seriamente a inclusão da tecnologia ao longo dos 90 minutos. E esqueça o argumento de que o jogo pararia a todo instante, porque o jogo já para quando há lance confuso em campo.

Então, é preciso primeiro admitir a necessidade da tecnologia e depois partir para a regulamentação da mesma. Um ou dois lances por cada tempo? Um ou dois lances durante todo o jogo? Tanto faz... O que importa é lançar mão e pronto!

Até porque a discussão no futebol não vai deixar de existir porque a tecnologia eliminou as dúvidas. Não... Longe disso! É provável até que a discussão se qualifique e se aprofunde, porque o torcedor, a imprensa, o dirigente passará a avaliar a estratégia que cada treinador adotou para fazer uso da tecnologia ao longo da partida.

Portanto, qualifiquemos, eliminemos as dúvidas e que se dê cada vez mais transparência ao esporte mais popular do planeta. É disso que o futebol precisa, de transparência, algo que a tecnologia pode ser muito útil, além de virar mais um componente estratégico para todo corpo técnico de um time ou de uma seleção.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.