Foto do(a) blog

Um blog de futebol-arte

A vergonha de Cristiano Ronaldo

 

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Por Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

Que jogaço ontem entre Real Madrid e Schalke hein?

Mas, sabe o que me impressionou mais? A vergonha de Cristiano Ronaldo após a derrota do Madrid por 3 a 4, que, no entanto, lhe dava a classificação para a fase seguinte, pois no primeiro jogo havia vencido por 2 a 0.

Ronaldo deveria sair satisfeito e aplaudido. Fez dois gols, o time se classificou, tudo ficou bem? Ou não? Saiu desgostoso e o público vaiou.

O português detestou perder diante da sua plateia. Ele e alguns outros companheiros. O fato, pragmático, de terem passado de fase não bastava.

PUBLICIDADE

Quer saber? É assim mesmo que tem de ser. Quanto mais alto você está, maior deve ser o seu nível de exigência. Senão, como progredir? De quem se exigiria isso senão do melhor do mundo? E ele é o primeiro a fazê-lo. A cobrar-se.

Publicidade

Provavelmente, essa mentalidade de perfeccionismo tem tudo a ver com o fato de ter chegado onde chegou. Pelé nunca estava satisfeito. Maradona, jamais. Passe a outras áreas: Joyce escrevia três linhas por dia e trabalhava exaustivamente por sua perfeição. Picasso, quando chegou a dominar completamente a pintura com a mão direita, passou a pintar com a esquerda. Graciliano Ramos violentava seu texto até a exaustão. E nunca achou que tivesse chegado ao seu limite.

Agora, vocês conseguem imaginar uma cena como essa de Cristiano Ronaldo no futebol do Brasil?

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.