PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Um blog de futebol-arte

Diário da Copa 2014. Argentina e Holanda passam. Agora é só cachorro grande

 

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Por Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

A Argentina resolveu o jogo logo no começo, com gol de Higuain aos 8'.

PUBLICIDADE

Não é que tenha administrado depois, mas foi levando o jogo à sua maneira. E a Bélgica não repetiu o jogo que fez contra os Estados Unidos. Não teve força para se contrapor a uma Argentina superior, mas que ainda não fez sequer uma grande exibição.

O outro jogo foi muito emocionante. A Holanda pressionou demais, mas a valentia da Costa Rica levou a decisão para a prorrogação. E depois para os pênaltis, quando então a maior precisão holandesa prevaleceu. Mas a Costa Rica foi brava. E, é bom que sediga: prejudicada pela arbitragem, que não deu dois pênaltis bastante óbvios a seu favor. Tem de ser carregada em triunfo em seu país. Acho que foi a segunda seleção de todo mundo nesta já inesquecível Copa do Mundo no Brasil.

Enfim, ficaram as seleções com maior tradição. Brasil x Alemanha numa semifinal, Argentina x Holanda, na outra. Delas, apenas a Holanda não é campeã mundial. Já esteve em três finais e perdeu as três. Quem sabe não chegou a sua hora?

Daqui para a frente, tudo é mais equilibrado ainda. Senão, vejamos.

Publicidade

Brasil x Alemanha. Em tese, os alemães têm time melhor. Mais harmonioso, com mais jogadores capazes de decidir. É mais fria e sabe como golpear. Se sair na frente, vai ser difícil empatar. Já o Brasil chega à decisão desmantelado. Perde seu capitão, Thiago Silva, que fez uma partidaça contra a Colômbia. E chega sem seu maior astro, mandado para o estaleiro pela entrada animal de Zúñiga. Mestre Felipão, que gosta de situações difíceis, terá de transformar em licor essa taça de cicuta que lhe serviram. Nossos sábios das estratégias costumam negligenciar os fatores psicológicos em jogo. Mas não é raro que uma equipe castigada por infortúnios encontre força moral para ser superior a si mesma. Já aconteceu antes.

Holanda x Argentina. A Argentina chega às semifinais sem ter feito uma única partida convincente. Mas vem avançando. Sofre um desfalque importante com a contusão de Di María. Mas tem Messi que, sem fazer chover, consegue a cada jogo tirar um ou dois coelhos da cartola e assim o time vem vindo. A Holanda é superior. Robben é, para mim, "o" jogador da Copa 2014, até agora. Forma, com Van Persie e Sneijder, um ataque arrasador. Parou hoje na Costa Rica. Os Ticos não são fracos.

Acho a Holanda levemente favorita, assim como a Alemanha. Teremos uma final europeia na América do Sul?

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.