PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Sua dose diária de esporte olímpico brasileiro

Anderson Silva pede para lutar tae kwon do no Rio-2016

Maior atleta de MMA de todos os tempos, Anderson Silva pode defender o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pela Confederação Brasileira de Tae Kwon Do, que publicou carta enviada pelo lutador a Carlos Fernandes, presidente da CBTKD. Na quinta-feira passada, a entidade já havia surpreendido ao anunciar que daria um dos quatro convites aos quais tem direito como dona da casa a um lutador da categoria +80kg. Anderson luta, no UFC, luta na categoria até 84kg.

Por Demetrio Vecchioli
Atualização:

Na carta publicada pela CBTKD, Anderson diz que a Olimpíada é "o sonho de todo atleta" e com ele não é diferente. "Sendo (a próxima Olimpíada) em meu país, esse espírito olímpico me deixou muito motivado. Será um imenso prazer fazer parte desse time de ouro", escreveu Anderson, em texto elogioso a Carlos Fernandes.

PUBLICIDADE

"Sendo assim, deixo aqui registrada a minha vontade de representar o tae kwon do e o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Com toda minha estima, força e honra", completou Anderson Silva. Jáa CBTKD explicou que "em breve haverá notícias dos desenvolvimentos de um encontro com Anderson e será realizado um pronunciamento público em conjunto de ambas as partes".

Porém, não é por que o Brasil tem direito a convites que pode oferecê-lo a quem bem entender. Anderson, antes, vai ter que cumprir alguns requisitos. O primeiro deles: receber uma licença de lutador de tae kwon do. Depois, precisa de resultados. Pelo menos um da seguinte lista: medalhista de uma competição da WTF (federação internacional), chegar em algum momento entre os 20 melhores do ranking olímpico, ficar entre os 16 melhores do Mundial, avançar às quartas de final do Campeonato Pan-Americano ou ganhar o Campeonato Brasileiro. Tudo isso até abril de 2016.

Anderson, porém, não lutou a seletiva nacional do mês passado. Assim, é de Guilherme Felix o direito de disputar o Mundial e o Campeonato Pan-Americano. Número 18 do ranking olímpico, ele vem de bons resultados e, se medalhar no Mundial, pode chegar ao top6 do ranking, o que lhe garantiria na Olimpíada.

ENTENDA - É importante explicar: no tae kwon do, o Brasil tem direito a quatro convites, além das vagas que obtiver por meio do ranking mundial - o atleta tem que chegar a abril de 2016 entre os seis primeiros do ranking olímpico. São quatro categorias de peso por naipe e dois convites por naipe. Bronze no Mundial de 2013, Guilherme Dias (até 58kg) não bateu o peso na seletiva nacional e está fora da seleção. Assim, não lutará o Mundial de 2015 e muito dificilmente atingirá a vaga pelo ranking.

Publicidade

Ao anunciar um convite para a categoria até 80kg, a CBTKD encerra a disputa pela segunda vaga, uma vez que fatalmente terá que dar um convite para Guilherme Dias, o único brasileiro com reais chances de ir ao pódio na Olimpíada. Da mesma forma, ao abrir exceção para Anderson Silva (preterindo Guilherme Felix, um atleta de alto nível, que vem fazendo uma excelente campanha olímpica, apesar das lesões) e não para Guilherme Dias (um medalhista em Mundial), pode perder ainda mais a confiança dos atletas.

Recentemente, um grupo deles pediu a intervenção do COB na CBTKD, alegando irregularidades. Anderson Silva claramente não faz parte dos descontentes com a gestão de Carlos Fernandes. Talvez por isso possa vir a ter oportunidades que outros não terão.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.