Foto do(a) blog

Sua dose diária de esporte olímpico brasileiro

Brasil vai ao Mundial de Futebol Americano pela primeira vez, mas falha no curling

O Brasil obteve, neste sábado, uma inédita classificação para o Mundial de Futebol Americano. Jogando na Cidade do Panamá, a seleção brasileira ganhou do Panamá por 26 a 14, em um jogo de nível técnico muito diferente daquele visto no futebol universitário norte-americano, por exemplo. Não há comparação com um jogo como o Super Bowl deste domingo.

PUBLICIDADE

Por Demetrio Vecchioli
Atualização:

O futebol americano não tem uma entidade que padronize as regras da modalidade. Por isso, há diferentes normas na comparação entre futebol americano da NFL (principal liga dos EUA/Canadá), NCAA (liga universitária) e de categorias de base. A Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF), que organiza o Mundial, também tem suas regras específicas, ainda que o conceito do jogo seja o mesmo.

PUBLICIDADE

A entidade não aceita atletas profissionais e a seleção brasileira foi representada por atletas amadores que atuam em equipes nacionais. Durante o jogo contra o Panamá, em diversos momentos as equipes foram punidas por falhas raramente vistas na NFL ou mesmo na NCAA.

O Mundial de Ohio (EUA) será o quinto organizado pela IFAF, o terceiro a contar com uma equipe dos EUA - atuais bicampeões. Só Brasil e Panamá mostraram interesse em disputar as Eliminatórias do continente pan-americano. EUA, Canadá e México têm vaga por terem sido os três primeiros em 2011.

CURLING - Também neste sábado, a seleção brasileira masculina de curling perdeu a chance de disputar o Mundial da modalidade. Em Blaine (Minnesota), o Brasil perdeu mais duas vezes para os EUA, que fizeram 3 a 0 na melhor de cinco e carimbaram o passaporte para a competição.

Foi a terceira vez que o Brasil "desafiou" os EUA pela vaga do continente no Mundial. Após falhar em 2009 e 2010, a equipe foi refeita, ainda com base no Canadá (agora em Toronto) e não fez feio contra os EUA. As derrotas não chegaram a ser apertadas, mas os placares também não foram elásticos.

Publicidade

O Brasil até disputou o Mundial de duplas mistas, no ano passado, mas porque a competição aceita todos os países filiados à Federação Internacional. Para a competição masculina vão apenas as melhores do mundo. O Brasil chegou a propor um novo sistema de eliminatórias, para não ter que enfrentar os EUA (o Canadá tem vaga cativa), mas não foi atendido.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.