Foto do(a) blog

Sua dose diária de esporte olímpico brasileiro

Brasileiras faturam três medalhas, mas dificuldade contra japonesas fica evidente

PUBLICIDADE

Por Demetrio Vecchioli
Atualização:

O Brasil mostrou no Masters de Judô, primeira grande competição de 2013, que tem condição de ser competitivo na maioria das 14 categorias olímpicas da modalidade. Em Tyumen (Rússia), a delegação brasileira ganhou um ouro, três pratas e dois bronzes. Como fez ainda quatro quintos lugares, chegou a um total de 10 disputas por medalhas, em sete categorias diferentes. Só no feminino foram três medalhas (um ouro, duas pratas).

PUBLICIDADE

Ainda número 1 do mundo na categoria até 48kg, Sarah Menezes ficou com a prata. Apesar dos quase 600 pontos de folga no topo da lista, a brasileira tem um problema seríssimo contra japonesas. De fevereiro de 2010 para cá, ela coleciona 11 derrotas e uma única vitória, sobre Riho Okamoto, exatamente na semifinal do Masters. É muito pouco para uma atleta de tão alto nível e bastante preocupante numa categoria na qual quatro das 12 melhores do mundo são japonesas.

Entre as pesadas, são as chinesas que aparecem como pedras no sapato de Maria Suelen Altheman. A brasileira perdeu a final do Masters para Song Yu e chegou a quatro derrotas seguidas para chinesas. Isso é algo que a número do mundo na categoria até 78kg terá que melhorar se quiser brigar para ser campeã de grandes eventos. A líder do ranking mundial, a cubana Idalys Otiz, caiu na estreia do Masters. Contra ela, Maria Suelen coleciona quatro derrotas em quatro lutas.

Já Mayra Aguiar não precisou encontrar sua algoz costumeira, a norte-americana Kayla Harrison, que não foi à Rússia. Assim, teve o caminho aberto para conquistar a medalha de ouro no Masters, a única do Brasil. E também para assumir a liderança do ranking mundial da categoria até 78kg.

O Brasil ainda avançou em mais duas categorias no feminino. Na até 52kg, Erika Miranda, que brigava pelo segundo lugar do ranking mundial, perdeu para uma japonesa na segunda rodada. Depois, na repescagem, foi surpreendida por uma finlandesa, caindo para o quinto lugar do ranking. Assim como Sarah, ainda não aprendeu a lutar contra a escola japonesa. Em 11 lutas, só uma vitória, em 2009. Já são nove derrotas seguidas.

Publicidade

Na categoria até 57kg, as brasileiras foram bem, mas ficaram sem medalhas. Ketlyn Quadros venceu duas lutas, mas perdeu outras duas, incluindo a que valia um bronze - Corina Caprioriu, sua algoz nessa luta, tem 4 x 0 contra a brasileira. Rafaela Silva venceu na estreia e acabou em sétimo. Também perdeu para a romena.

As outras brasileiras caíram na estreia: Katherine Campos (até 63kg), Maria Portela (70kg), Rochele Nunes (78kg), Gabriela Chibana (48kg) e Eleudis Valentim (52kg). Todas, porém, jogaram mau agouro forte. Nenhuma das suas algozes conquistou medalha.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.