Foto do(a) blog

Sua dose diária de esporte olímpico brasileiro

Fina apresenta estudo que mostra que qualidade da água em Copacabana é 'ótima'

A Federação Internacional de Natação (Fina) disponibilizou na sua página na internet um estudo do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), órgão ligado ao governo do Rio, que mostra que a água da praia de Copacabana é apropriada para banho. Apenas durante 12 de 60 dias em que foram feitos testes neste ano, não era recomendável entrar no mar em alguma parte da orla de Copacabana.

PUBLICIDADE

Por Demetrio Vecchioli
Atualização:

O estudo assinado por Tânia Braga, chefe de Sustentabilidade, Acessibilidade e Legado do Comitê Organizador dos Jogos de 2016, oito vezes entre 31 de julho e 17 de agosto foram colhidas amostras em quatro pontos da praia de Copacabana. O documento publicado pela Fina mostra os resultados para enterococcus (um gênero de bactéria) e coliformes fecais.

PUBLICIDADE

Em todas as 64 análises, os índices observados ficavam bem aquém do limite. Em dois casos as taxas se aproximaram do teto do tolerável, ambas no dia 2 de agosto, em frente ao Hotel Sofitel, quando a proporção de coliformes chegou a 790 a cada 100ml (o limite é mil) e de enterococcus atingiu 86 (o limite é 100). O problema é que largada da maratona aquática será exatamente em frente a este hotel.

Considerando as recomendações do INEA dia a dia, o ponto de observação em frente ao Hotel Sofitel foi declarado não apropriado para banho durante 10 dias, de 60 observados em 2015. Destes, foram cinco dias entre 19 de março e 6 de abril, além de 5 de fevereiro, 11 e 25 de junho e de 23 a 27 de julho. Nos outros três pontos de coleta, em 180 observações, apenas quatro amostras apontaram que as águas não eram recomendáveis para banho.

O relatório mostra ainda uma melhora na qualidade da água das praias do Rio quando a análise é anual. Arpoador, Praia do Diabo, Copacabana, Leme e Praia Vermelha tiveram avaliação "ótima" em 2014. Isso indica que, nelas, em 80% ou mais do tempo a taxa de coliformes não passou de 250 por mililitro, enquanto de enterococcus não passou de 25.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.