PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Sua dose diária de esporte olímpico brasileiro

Juliana Veloso volta de gravidez em Taça Brasil de baixo nível

Principal competição dos saltos ornamentais do segundo semestre no País, a Taça Brasil, realizada no último fim de semana, no CEFAN (no Rio) foi frustrante. A competição contou com a o retorno de Juliana Veloso após a segunda gravidez dela, mas os resultados não levam o Brasil praticamente a lugar nenhum. Literalmente. Com as notas vistas na competição, só um atleta conseguiria os índices que são sempre exigidos pela CBDA para competições internacionais.

Por Demetrio Vecchioli
Atualização:

Seria Ian Matos (Abrasso-DF), que venceu o trampolim de 3m com 397.90 pontos, superando por pouco os 395 exigidos como índice. Ian é um dos atletas que fez dois períodos de estágio na China com a nova treinadora da seleção brasileira, a chinesa You Fen. O grupo passou cerca de três meses numa universidade de lá e voltou ao Brasil em meados de novembro.

PUBLICIDADE

Inicialmente, a treinadora não desejava que esse grupo de atletas competisse até atingir um nível mínimo exigido por ela. Mas eles precisam participar de competições para continuar ganhando o Bolsa Atleta. Aí não teve jeito - nem férias. Pelo jeito, ninguém se preparou especialmente para a competição.

Na plataforma, Hugo Parisi (Mackenzie-DF) venceu com 384.70. Abaixo dos índices e também do que ele costuma render. Foi sua primeira competição desde o doping que o tirou do Mundial. A prata foi para Rui Marinho (366.15), enquanto o segundo lugar no trampolim ficou com Luiz Felipe Outerelo, do Fluminense, com 358.60. A boa novidade foi o bronze de Bira Barbosa (Pinheiros) nas duas provas.

Um adendo: o Brasil confia que terá vaga garantida nas provas sincronizadas em 2016. Na plataforma, o planejamento inicial era ter Hugo e Rui. No trampolim, Ian e Luiz. Exatamente primeiro e segundo colocados nessas provas no individual na Taça Brasil. Dos quatro, só Hugo não estava na China.

FEMININO - Entre as mulheres, a esperança é numa nova geração ainda juvenil. A melhor delas, Ingrid Oliveira (Flu) venceu na plataforma com 295.45 pontos, resultado que lhe valeria o 15º lugar na fase de classificação do Mundial. Depois de Ingrid vieram Luana Lira (CIEF-Paraíba, 276.05), Giovana Pedroso e Andressa Mendes (ambas da APOE-Rio, com 270.20 e 250.45).

Publicidade

No trampolim, Juliana Veloso ainda está abaixo do que pode render. Mas não teve adversárias. A atleta do Fluminense venceu com 263.75 pontos, seguida das também veteranas Milena Sae (CSCA-Campinas) e Tammy Galera (Flu). Nenhuma dessas duas deve ir aos Jogos do Rio, pelo menos na prova individual.

SINCRONIZADO - Ian e Luiz venceram no trampolim com 331.47 pontos (o índice para o Mundial foi 380). No feminino, Tammy e Juliana fizeram 263.10, chegando perto dos 280 que a CBDA há alguns anos cobra como índice.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.