Foto do(a) blog

Sua dose diária de esporte olímpico brasileiro

Primeira brasileira, Jaqueline Mourão é a 77ª no biatlo

PUBLICIDADE

Por Demetrio Vecchioli
Atualização:

AP Photo/Kirsty Wigglesworth Jaqueline Mourão se tornou, neste domingo, a primeira atleta brasileira a competir em três modalidades diferentes em Jogos Olímpicos. Aos 38 anos, ela estreou na Olimpíada de Inverno de Sochi com o 77.º lugar na prova de 7,5 quilômetros do biatlo, modalidade que combina tiro e esqui cross country.

PUBLICIDADE

Originária do mountain bike (estilo cross country), modalidade na qual competiu em Atenas/2004 e Pequim/2008, ela passou a intercalar os treinos com o esqui em 2005 e participou dos Jogos de Inverno de Turim/2006 e Vancouver/2010. Desde 2011, quando ficou grávida e passou a treinar tiro, se arrisca no biatlo.

Neste domingo, ela foi a 18.ª a largar numa prova em que cada atleta tem que dar três voltas num circuito de 2,5km e precisa parar duas vezes no estande de tiro para 10 disparos, sendo cinco deitadas e cinco em pé. A brasileira foi bem, errando apenas um, mas ficou bem atrás das melhores no esqui.

Ela completou a prova em 25min06s4, uma defasagem de 3min59s6 da campeã, a eslovaca Anastasiya Kuzmina. A prata ficou com Olga Vilukhina, da Rússia, enquanto Vita Semerenko garantiu o bronze para a Ucrânia.

Jaqueline, assim, não conseguiu cumprir a meta de bater seu recorde pessoal, de completar a prova com um tempo 15,8% maior do que a média das três primeiras colocadas - um dos critérios eliminatórios para ir a Sochi era fazer uma prova a 20% em Copas do Mundo. Mas ficou perto disso, com 17%.

Publicidade

A brasileira volta a competir na quinta-feira, quando participa da prova de 10km do esqui cross country. Em Turim, ela foi 67.º colocada nesta prova. Quatro anos depois, ganhou uma posição.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.