Foto do(a) blog

Futebol: bastidores e opinião

O futebol e o segundo mandato de Dilma

A primeira tarefa da presidente é encontrar um novo ministro do Esporte, uma vez que Aldo Rebelo já comunicou que não vai continuar no cargo

PUBLICIDADE

Por Luiz Prosperi
Atualização:

Dilma Rousseff reeleita coloca na mesa a discussão a respeito das relações da presidente com o esporte e, em especial, com o futebol no segundo mandato. A primeira tarefa é encontrar um novo ministro do Esporte, uma vez que Aldo Rebelo já comunicou que não vai ficar no cargo.

PUBLICIDADE

Não será fácil encontrar um político conciliador como Aldo para conduzir o ministério a dois anos da Olimpíada do Rio e ainda administrar as demandas do futebol. Aldo é muito próximo da maioria da cartolagem, frequenta estádios e não esconde seu fanatismo pelo Palmeiras. Tem o futebol nas veias.

Sem entrar no mérito da Olimpíada de 2016, um evento que só tem a desgastar o governo e com pouco retorno político, Dilma terá pela frente opositores como Romário, eleito senador pelo PSB do Rio com pouco mais de 4 milhões de votos, que apoiou Aécio Neves nas eleições. Conta também com a antipatia de ex-atletas de peso, como Ronaldo, e gente que está na ativa como o técnico Bernardinho, do vôlei, e Neymar, um dos poucos ídolos do torcedor brasileiro.

A presidente tem ainda sérias desavenças com o comando da CBF, hoje capitaneada por José Maria Marin. O dirigente andou de braços dados com a Ditadura e é um desafeto de Dilma.

Marin sai de cena em abril de 2015 e cede o trono a Marco Polo Del Nero. Para sorte de Del Nero, um de seus homens de confiança é o deputado do PT Cândido Vaccarezza, vice-presidente da Federação Paulista de Futebol. Vaccarezza pode tentar uma aproximação de Dilma e seu futuro ministro do Esporte com a "nova CBF" sob as asas de Del Nero.

Publicidade

O problema é que Del Nero e Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, não se bicam. Andrés acaba de ser eleito deputado federal pelo PT na condição de o mais votado do partido em São Paulo. Andrés é amigo pessoal de Lula e deve dificultar uma boa relação entre o novo governo de Dilma e a CBF.

A favor da presidente reeleita o Bom Senso FC, movimento dos jogadores por um futebol melhor, desde que a presidente atenda a pauta de reivindicações dos atletas.

Quanto aos clubes, a relação parece tranquila. O Congresso está muito perto de aprovar a lei de refinanciamento de suas dívidas tributárias. De chapéu nas mãos, os dirigentes não devem dar trabalho ao novo governo.

O futuro do futebol brasileiro passa, e muito, pela decisão da presidente reeleita na hora de escolher o novo ministro do Esporte. A conferir.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.