Foto do(a) blog

Bastidores e curiosidades do Dacar

Dia histórico! Leandro Torres e Lourival Roldan conquistam título inédito para o Brasil no Rally Dakar

14 de janeiro de 2017. Esse é um dia histórico para o automobilismo brasileiro!

PUBLICIDADE

Por Ricardo Ribeiro
Atualização:

Leandro Torres e Lourival colocaram neste sábado (14/1) seus nomes na história do Rally Dakar e do automobilismo mundial. Eles se tornaram os primeiros brasileiros a vencer a maior e mais difícil prova off-road do planeta na classificação geral de uma categoria. A dupla, que participou pela segunda vez, foi campeã entre os UTVs. O melhor resultado até hoje era de André Azevedo, vice-campeão nos Caminhões em 2003.

Os brasileiros completaram os quase 9.000 quilômetros de disputa em 54h01min50 (tempo extra-oficial), com mais de quatro horas de vantagem para os segundos colocados, os chineses Wang Fujiang/Li Wei.

Lourival Roldan e Leandro Torres, campeões do Rally Dakar. Foto: Victor Eleutério/Vipcomm/Fotop

PUBLICIDADE

O piloto Leandro Torres, 45 anos, é carioca, radicado em São Paulo, e disputou o Dakar pela segunda vez. Em 2016, também tendo Lourival Roldan, 58, como navegador, ficou na terceira colocação. Lourival é paulista e participou do Dakar pela 10ª vez. Sua experiência foi um dos fatores fundamentais para a conquista. Eles assumiram a liderança da prova na quinta etapa (dia 6) e se mantiveram na ponta até o fim.

Emocionado ao fim do trecho cronometrado, Leandro Torres desceu do UTV chorando, abraçou o filho que o esperava, os integrantes da equipe e, principalmente, o navegador Lourival Roldan. "Um cara de 45 anos de idade e outro com quase 60 vencer uma prova tão difícil como essa, é um legado que fica para todo mundo. Tem de tentar, tem de fazer esforço. O brasileiro é um povo diferente. E se tentar, consegue".

Publicidade

Lourival Roldan e Leandro Torres (esq), campeões do Rally Dakar 2017. Título inédito para o Brasil. Foto: Victor Eleutério/Fotop/Vipcomm

Para Lourival, a vitória foi a realização de um sonho, que ocorreu somenteapós a 10ª tentativa. "O sonho começou quando o UTV se tornou uma categoria (até o ano passado era uma subdivisão dos Carros). Deu certo, formamos uma dupla maravilhosa e realizamos o nosso sonho", declarou.

Só os fortes sobrevivem

Antes da largada, em Assunção (Paraguai), o diretor geral do Dakar, Étienne Lavigne, avisou que esta seria a edição mais difícil na história sul-americana da prova. E durante as 12 etapas, os competidores passaram por situações extremas. Enfrentaram calor (na casa dos 40ºC), frio, altitude (beirou os 5.000 metros), muita chuva, enchentes e até uma avalanche, nas proximidades de Salta (Argentina), que bloqueou a estrada que levava ao acampamento. E muitos ficaram pelo caminho.

Sylvio de Barros e Rafael Capoani fizeram boa participação no Rally Dakar 2017. Foto: José Mario Dias/Fotop/Vipcomm

Além disso, os brasileiros ainda tiveram de superar alguns contratempos. Logo na segunda etapa, o radiador do UTV ficou coberto de lama e o motor ferveu. Por pouco a aventura não acabou precocemente. Na quinta-feira (12/1), bateram em uma pedra, o que quebrou a bandeja do UTV. Eles concluíram o percurso nas primeiras horas da madrugada de sexta-feira.

Em Uyuni (Bolívia), foram penalizados com o acréscimo de uma hora ao tempo de prova. Ao chegarem no parque fechado (onde os veículos passaram a noite), Leandro se irritou com um vazamento de óleo no câmbio do UTV. Nervoso, atirou sua mochila de água por sobre a cerca. Seu irmão (Igor), que o acompanha, recolheu o objeto. Um fiscal viu e aplicou a pena, sob a justificativa de que eles estariam recebendo ajuda externa, o que era proibido naquele dia, por se tratar de etapa maratona, na qual somente os competidores poderiam fazer reparos nos veículos.

Publicidade

Demais brasileiros

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Dos oito brasileiros que iniciaram o Rally Dakar, apenas cinco completaram a prova. Além de Leandro e Lourival, Sylvio de Barros e Rafael Capoani (MINI), no carros e Richard Fliter (Honda), nas motos.

Barros e Capoani receberam o convite para a competição faltando 12 dias para a largada. Correram contra o tempo, disputaram e terminaram em 18º lugar, além de serem a terceira melhor dupla de estreantes na categoria. "O Dakar leva você ao limite. É uma grande experiência de superação. É uma prova muito dura. Mas tivemos um carro incrível, com uma equipe fantástica. Estamos felizes com o resultado", afirmou Sylvio de Barros, empreendedor e executivo de sucesso.

Na disputa de motos, Richard Fliter ficou em 59º. Gregorio Caselani (Honda South America Rally Team), sofreu uma queda sobre cactos e os espinhos causaram processo inflamatório que o tirou da prova. Ricardo Martins (Yamaha), também abandonou, assim como Marcelo Medeiros, que disputou nos quadriciclos.

Classificação final do Rally Dakar

Publicidade

UTVs

1° - Leandro Torres / Lourival Roldan 54h01min50 2º - Wang Fujiang / Li Wei (Polaris) + 4h42in34 3º -Maganov Ravil / Kiril Shubin (Polaris) + 6h05min35 4º - Mao Ruijin / Sebastien Delaunay (Polaris) + 23h30min07

 

Carros

1º - Stephane Peterhansel / Jean Paul Cottret (Peugeot) 28h49min30 2º - Sebastien Loeb / Daniel Elena (Peugeot) + 5min13 3º - Cyril Despres / David Castera (Peugeot) +33min28 4º - Nani Roma / Alex Haro Bravo (Toyota) + 1h16min43 5º - Giniel De Villiers / Dirk Von Zitzewitz (Toyota) +1h49min48 18º - Sylvio de Barros / Rafael Capoani (MINI) + 8h13min47

 

Motos

Publicidade

1º - Sam Sunderland (KTM) 32h06min22 2° - Mathias Walkner (KTM) +32min00 3º - Gerard Farres Guell (KTM) + 35min40 4º - Adrian Van Beveren (Yamaha) + 36min28 5º - Joan Barreda (Monster Energy Honda Team) + 43min08 59º - Richard Fliter (Honda) + 1h02min30

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.