O assunto é polêmico e ainda vai dar muito pano pra manga nos bastidores. Estou falando da categoria UTV, a que mais cresce em todo tipo de competição off-road (regularidade e cross country) e considerada a nova galinha dos ovos de ouro (?) do rali no Brasil.
É a única que não registrou quedas expressivas em número de inscritos nos momentos de crise econômica dos últimos anos. O mesmo não se pode dizer dos carros, motos e quadriciclos.
Hoje quem estabelece as regras da modalidade é a CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), mas a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) ensaia assumir os UTVs em nome de "mais segurança".
Contrários a mudanças, pilotos e navegadores temem aumento nos custos para preparar um UTV para competição devido às exigências de equipamentos mais sofisticados impostos pela entidade dos carros.
Waldner Bernardo, o "Dadai", presidente da CBA, e Firmo Alves, presidente da CBM, devem se encontrar nesta terça-feira pela manhã em Interlagos, em São Paulo. A pauta tem vários assuntos, mas a história dos UTVs também deve ser discutida. Depois, Dadai faz palestra sobre grandes eventos do automobilismo no Fórum Eventos 2017, no Centro de Convenções Rebouças, a partir das 11h40.
O debate está aberto!
Aguarde novos posts sobre o tema aqui no blog. Participe você também. Dê a sua opinião/sugestão!
*Ricardo Ribeiro, paulista, 45 anos, é jornalista, louco por internet, tecnologia, fotografia e café (vinho também!). Já participou dos maiores ralis do mundo, como o Paris-Moscou-Ulan Bator-Pequim, entre França, Alemanha, Holanda, Finlândia, Rússia, Cazaquistão, Mongólia e China. Também cobriu quatro vezes o até então 'Paris-Dakar' no Marrocos, Mauritânia, Líbia, Egito, Tunísia, Mali, Burkina Faso e Senegal, na África. Já trabalhou na divulgação de mais de 10 edições do Rally dos Sertões, Enduro da Independência e Rally Cerapió/Piocerá, no Brasil. O conteúdo produzido por Ricardo Ribeiro foi amplamente divulgado pelos jornais O Estado S.Paulo e Jornal da Tarde, Agência Estado, Rádio Eldorado e pelos canais ESPN Brasil, Band, Record e SBT, além de importantes revistas especializadas como Quatro Rodas.