PUBLICIDADE

Texto final da Rio+20 desagrada ONGs

Herton Escobar, Giovana Girardi e Marta Salomon, do Rio

Por João Coscelli
Atualização:

Reações iniciais ao texto apresentado na manhã desta terça-feira, 19, pelo Brasil como proposta para resultado da Rio+20 foram pouco positivas. "As únicas pessoas que estão felizes com essa conferência são os taxistas", disse ao Estado a secretária-geral do WWF Brasil, Maria Cecília Wey de Brito. "Todo mundo está assumindo compromissos, menos os países que deveria assumi-los."

PUBLICIDADE

O texto foi avaliado como mais fraco ainda do que o anterior. "Falta ambição em tudo", disse o observador Carlos Rittl, também do WWF, que vem acompanhando as negociações desde o início. Segundo ele, na busca de um consenso, o Brasil optou pelo "mínimo denominador comum", retirando todos os pontos de conflito do texto - e, com eles, todos os compromissos mais ambiciosos que havia dentro dele. "O único compromisso é o de continuar discutindo no futuro", disse ao Estado.

"Todos estão igualmente insatisfeitos, mas entendendo que é o único caminho para o acordo", afirmou ao Estado o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, que prevê a aprovação do texto.

O documento, que o Brasil quer aprovar em definitivo ainda nesta terça, não traz nenhuma obrigação concreta de ação em favor do desenvolvimento sustentável. Neste momento está ocorrendo uma reunião plenária, fechada para a imprensa, em que os países estão manifestando suas opiniões sobre o texto. Segundo o relato de pessoas que estão dentro da sala, a União Europeia está extremamente insatisfeita, enquanto que um negociador americano disse para um diplomata brasileiro "good job" (bom trabalho).

Questões como a reafirmação dos princípios do Rio, ponto considerado crucial pelo governo brasileiro, tiveram o tom mais atenuado. Se antes se afirmava em reafirmar todos os princípios, inclusive o da Responsabilidade Comum, porém Diferenciada, agora ele é incluído "inter alia" ou entre outras coisas. Foi retirado também que a equidade serviria como a base de cooperação.

Publicidade

Um dos pontos mais criticados por ONGs que acompanham as discussões é a mudança das definições sobre as águas internacionais. "A única coisa sensata que estava na mesa de negociações até ontem à noite foi o lançamento de um Plano de Resgate dos Oceanos para as águas em alto mar", disse Daniel Mittler, diretor de Políticas Públicas do Greenpeace Internacional, que acompanha os trabalhos no Riocentro. Para ele, a "a Rio+20 se transformou em um fracasso épico", falhando nos "termos de equidade, de ecologia e de economia. Prometeram-nos 'o futuro que queremos', mas agora seremos unicamente uma máquina poluidora que vai cozinhar o planeta, esvaziar os oceanos e destruir as florestas tropicais."

"A impressão é que o Brasil aceitou tudo que os Estados Unidos queriam", disse ao Estado Matt Gianni, conselheiro politico da ONG Deep Sea Conservation Coalition.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.