PUBLICIDADE

1283 - outro gol de Pelé

Por robertolira
Atualização:

Aconteceu hoje em São Paulo a coletiva de lançamento do livro 1283, sobre a vida do Rei Pelé. O nome é uma referência ao número de gols que o jogador marcou profissionalmente - antes da contagem de tentos ser banalizada por Romário e Túlio.

PUBLICIDADE

Chamar o lançamento só de livro não faz jus à obra. Ele está inserido na categoria "collector´s book", que são edições numeradas e autografadas pelos biografados, de oferta limitada. No caso do Pelé, serão apenas 1283 unidades em todo o mundo.

A editora Toriba, responsável pela obra, já colocou no mercado edições semelhantes sobre Emerson Fittipaldi, sobre a Nação Corinthians (no ano do centenário do clube), Flamengo e Santos, entre outros.

A obra do "Rei" tem 550 páginas, tamanho 36 x 47cm, em papel "Gardapat Kiara" fabricado por encomenda na Itália. A impressão também foi feita lá, na região do Veneto, com capa revestida em seda, lombada em couro natural - costurada a mão por especialistas - e estojo confeccionado artesanalmente.

O alto luxo se reflete no preço. A edição Classic custa R$ 3.600,00.

Publicidade

A edição King tem preço mais salgado. Traz como bônus a foto "O Coração do Rei", que captou um momento do jogo de despedida de Pelé da Seleção Brasileira. As lentes de Luis Paulo Machado mostraram a mancha de suor na famosa camisa 10 em formato de coração.

Também em papel especial, a foto-brinde é numerada autografada pelo autor e pelo próprio Pelé. O custo dessa edição, que só terá 50 unidades disponíveis para venda no Brasil, é de R$ 5.500,00.

Esse tipo de livro, por sua tiragem limitada, acaba por ter boa valorização no futuro. Se alguém tiver coragem de se desfazer de uma unidade, pode até conseguir um bom dinheiro.

Quem estiver interessado nessa obra de arte, pode reservar um exemplar no site da editora.

É algo único, como o foi o maior jogador de futebol da história. Uma boa definição foi do escritor Carlos Drumond de Andrade: "O difícil, o extraordinário, não é marcar mil gols como Pelé. É marcar um gol como Pelé".

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.