PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Futebol, seus bastidores e outras histórias

Opinião|Na minha conta, o 7 a 1 já se transformou num 13 a 2, 15 a 3 no mínimo

Após um ano, o futebol do Brasil só andou para trás

Foto do author Robson Morelli
Atualização:
 Foto: Estadão

Depois de um ano dos 7 a 1, o sentimento é o mesmo. Mas pelas minhas contas, essa goleada contra o futebol brasileiro já está bem maior. O Brasil continuou jogando e perdendo. Gol da Alemanha, como disse sete vezes o narrador da Globo, Galvão Bueno -mais uma vez ele transformou sua decepção (ou alegria) em jargão popular.Gol da Alemanha virou sinônimo para qualquer coisa que não dá certo no futebol nacional, como erros de arbitragem, má administração de clubes e da CBF, prisão de cartolas, rendas baixas, discussão sem sair do lugar em Brasília, demissão de treinadores, bolas foras.

PUBLICIDADE

E por que a goleada é maior? Porque o futebol do Brasil, e da seleção, só fez piorar nesses 365 dias, daquele fatídico 8 de julho no Mineirão para cá. Pioramos em todos os aspectos, salvo uma bola ou outra dentro, raríssimas. Depois da Alemanha, o Brasil ainda amargou mais três gols da Holanda num jogo frio no Estádio Mané Garrincha, sem graça e em clima de velório. O deboche foi generalizado. Um adeus para esquecer.

Só o fato de reconduzir Dunga ao comando da seleção já é GOL DA ALEMANHA. O treinador, como se comprovou, não é o cara para conduzir essa mudança e melhora no futebol. De lá para cá, nada foi feito na CBF de prático, uma única discussão que valesse a pena ou que tivesse gerado algo novo e bom para o Brasil. GOL DA ALEMANHA. Nossa seleção olímpica, depois de mais de um ano de trabalho, perdeu seu técnico e todos os que comandavam por decisão da CBF. O time voltou para a estaca zero às vésperas dos Jogos do Rio. GOL DA ALEMANHA. Pior. Dunga foi colocado para assumir as duas seleções, a principal e a olímpica. Ele não dá conta nem de uma, o que dirá de duas. GOL DA ALEMANHA.

No futebol brasileiro, além das demissões quase que diárias de treinadores, os clubes perderam a vergonha e o pudor de atrasar os salários. Atrasam e assumem que estão atrasando. Na maior. Os jogadores, sem muito o que fazer, buscam seus direitos na Justiça ou aceitam qualquer contrato de trabalho fora. GOL DA ALEMANHA. Tentaram reformar a arbitragem e construíram 'monstros do apito', juízes que passaram a dar cartões sem qualquer critério. GOL DA ALEMANHA. O Inter foi o único a continuar na Libertadores. Isso é bom. Mas o Brasil voltou a fracassar na Copa América, com Neymar expulso, com o time sendo eliminado para o Paraguai e tendo dificuldades em todas as partidas. GOL DA ALEMANHA.

Fora de campo, nossos dirigentes dão vexame maior ou igual. Ricardo Teixeira, para não ser preso, concordou em colaborar com as investigações da Justiça dos EUA sobre corrupção no futebol da Fifa e sul-americano. Na batida do FBI no Congresso da Fifa, em Zurique, em maio, cartolas foram presos, entre eles o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, de 83 anos. Ainda está preso e com pedido de extradição para os EUA. Pode pegar até 20 anos de cadeia. GOL DA ALEMANHA. Seu sucessor, Marco Polo del Nero, voltou apressadamente de Zurique, um dia depois da prisão de Marin, sem avisar ninguém. Não esteve com a seleção na Copa América. Não deixa o País por nada. Teme ser preso, é o que dizem. GOL DA ALEMANHA.

Publicidade

Neste semana, ex-técnicos da seleção brasileira que muita gente nem lembrava mais se reuniram na sede da CBF para conversar sobre suas experiências com Dunga. Não se sabe se daí sairá alguma coisa boa. Tomara que saia. Não acredito. Ou seja: após o 7 a 1 de 8 de julho de 2014, o futebol do Brasil, e da seleção, só andou para trás.

Opinião por Robson Morelli

Editor geral de Esportes e comentarista da Rádio Eldorado

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.