PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Futebol, seus bastidores e outras histórias

Opinião|Pelé completa 74 anos

Vídeos, com narração de gols de alguns jornalistas que marcaram época, mostram momentos importantes da carreira do melhor jogador de todos os tempos

Foto do author Robson Morelli
Atualização:

Pelé com o filho Joshua Foto: Estadão

Pelé completa hoje 74 anos. Recentemente, estive com ele em Santos e senti pela primeira vez que estava diante de senhor que fazia jus à sua idade. Digo isso porque sempre olhei para Pelé como se ele ainda pudesse fazer tudo o que fez com a camisa do Santos e da seleção brasileira. Mas Pelé, desta vez, me pareceu cansado. Aproveitei a ida a Santos para conhecer o Museu Pelé, na entrada da cidade, zona portuário de Santos. Foi lá o nosso encontro.

PUBLICIDADE

Pelé tem o direito de descansar e de se 'aposentar' como qualquer brasileiro em sua idade. Cidadão do mundo, deixou de jogar em 1977, pelo Cosmos, mas jamais parou, com viagens a convite ou a negócio, sempre recebendo reverências pelo que fez com a bola nos pés. Separei alguns vídeos que encontrei no Youtube, que ainda não tinha visto, com narrações de gols por radialistas que marcaram época, como Pedro Luiz e Flávio Araújo. Há também alguns breves documentários da carreira do melhor jogador que o mundo já viu. Confira.

19 DE NOVEMBRO DE 1969

Pelé marca o milésimo gol no Maracanã, contra o Vasco. A narração é de Flávio Araújo, pela Rádio Bandeirantes.

//www.youtube.com/embed/nxuWxqAUN9E

Publicidade

ÚLTIMO GOL DE PELÉ NA SELEÇÃO

Documentário com  Pelé já com 70 anos em que ele faz uma partida pela seleção diante da Argentina e consegue marcar seu último gol pelo Brasil, um golaço no fim do vídeo. Há a participação de jornalistas e narradores importantes e respeitados do cenário atual no futebol brasileiro, como Nilson César, da Rádio Jovem Pan.

//www.youtube.com/embed/YT0NTlNzQLE

 BREVE DOCUMENTÁRIO DA HISTÓRIA DE PELÉ

O vídeo conta a história do menino Edson, que ouvia pelo rádio a Copa do Mundo de 1950 ao lado de seu pai, Dondinho, quando prometeu a ele, após o fracasso do Brasil no Maracanã, ganhar um Mundial para deixá-lo feliz. As imagens e narração mostram ainda a caminhada de sucesso de Pelé desde os tempos do Baquinho, em Bauru.

Publicidade

//www.youtube.com/embed/7GRgIUVWalM

5 DE MARÇO DE 1961

Pedro Luiz narra o gol de Pelé, pelo Santos, contra o Fluminense, na vitória por 3 a 1. Esse gol foi batizado por Joelmir Beting de 'Gol de Placa', fazendo nascer a expressão no futebol brasileiro.

//www.youtube.com/embed/AvK8DBBGN40

RÁDIO NACIONAL EM 1958

Publicidade

Osvaldo Moreira narra o quinto gol da seleção brasileira na final da Copa do Mundo de 1958. Gol de Pelé, então com 17 anos. O Brasil erguia sua primeira taça mundial na Suécia.

//www.youtube.com/embed/cCK5fq8XjBM

Opinião por Robson Morelli

Editor geral de Esportes e comentarista da Rádio Eldorado

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.