PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Futebol, seus bastidores e outras histórias

Opinião|Supremacia dos times de São Paulo nesta temporada

Palmeiras e Santos confirmam essa condição. Finalistas na Copa do Brasil pela primeira vez, podem festejar título no encerramento do futebol em 2015

Foto do author Robson Morelli
Atualização:

Palmeiras e Santos confirmam a supremacia do futebol paulista nesta temporada. As duas equipes chegam à final da Copa do Brasil após um início de torneio com 80 clubes. A boa fase de resultados do futebol de São Paulo também inclui o Corinthians, campeão do Brasileirão com antecedência. De quebra, tem o São Paulo como quarto colocado e Ponte Preta, na 9ª posição. Cada um desses clubes tem características distintas e chegaram a momentos importantes no ano por caminhos diferentes. Veja o Corinthians, por exemplo. O campeão brasileiro sobrou em campo sem dar a menor brecha para seus concorrentes. Manteve o treinador do começo ao fim da temporada e soube se virar mesmo depois da perda de alguns jogadores importantes, como Emerson e Guerrero.

PUBLICIDADE

O segredo desse Corinthians 2015 está, sobretudo, no envolvimento dos jogadores, dispostos a acreditar no comandante mesmo a despeito dos atrasos de salários e pagamentos da diretoria. O elenco se uniu em torno de um objetivo, que era ganhar o mais cedo possível o Nacional, e se fechou para todos os problemas que não fossem de bola. Não se incomodou sequer com o fato de o presidente Roberto de Andrade erguer a taça na frente do capitão Ralf. Logo o cartola que deveria pagar todos os salários em dia e não o fez, apareceu para a festa na janelinha. O Corinthians contou ainda com jogadores que se reestruturaram ao longo da competição, casos de Jadson, Elias, Felipe, Renato Augusto e Vagner Love.

Da mesma forma, o Palmeiras chega com boas chances de conquistar a Copa do Brasil depois de construir um time com 25 contratações na temporada. Oswaldo de Oliveira começou o trabalho, depois passado para Marcelo Oliveira. Os dois treinadores receberam da diretoria um grupo que nunca tinha se visto antes para fechar o calendário com possibilidade de título. Precisou de mais trabalho e esforço, numa constante avaliação do elenco, com erros e acertos. Bateu muito a cabeça. Nem todo mundo passou no teste, o que é mais do que normal quando se começa do zero uma equipe. Foi isso que o Palmeiras viveu em 2015. Tanto Oswaldo quanto Marcelo derraparam em algumas escolhas e abusaram das alterações. Mesmo assim, o Palmeiras fará a final em casa dia 2, encerrando a temporada no País.

No caso do Santos, o grande acerto da diretoria foi ter encontrado em Dorival Junior um treinador que entendesse os garotos e os fizesse jogar bem. Com ele no comando, o time voou no segundo semestre. Saltou das últimas posições no Brasileirão para brigar pelo G-4 e Copa do Brasil. O Santos fez da Vila seu alçapão e lá tem 16 partidas sem perder. É para poucos. 'Descobriu' e confiou em dois bons jogadores para sustentar a equipe, Lucas Lima e Ricardo Oliveira. Um carrega a bola e o outro faz os gols. Combinação perfeita. A diretoria, refeita após as eleições, também não consegue se acertar financeiramente, e vai levando.

Por fim, nem as lambanças feitas pelo São Paulo na temporada, como troca de três treinadores e renúncia do presidente Aidar, conseguiram atrapalhar o rendimento do time no Brasileirão. O São Paulo é quarto colocado, com 56 pontos. E só depende dele para disputar a Libertadores no ano que vem. Com tantas coisas erradas no Morumbi, e até falta de compromisso de alguns jogadores, como acusou o próprio presidente Leco, o São Paulo foi melhor do que muitos do Brasil, superando os sempre badalados cariocas.Nenhum deles é exemplo para os outros, mas certamente há momentos desses quatro paulistas que podem servir de espelho para eles mesmos na próxima temporada.

Publicidade

Opinião por Robson Morelli

Editor geral de Esportes e comentarista da Rádio Eldorado

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.