Foto do(a) blog

O dia a dia dos alunos do Curso Estado de Jornalismo Esportivo

Após episódios de superlotação, Fan Fest do Recife muda operação

Fluxo de torcedores no Cais da Alfândega será limitado à capacidade máxima do local

PUBLICIDADE

Por Seleção Universitária
Atualização:

Fluxo de torcedores no Cais da Alfândega será limitado à capacidade máxima do local

Emanuel Leite Jr. - especial para O Estado de S. Paulo

PUBLICIDADE

RECIFE - A Fifa Fan Fest Recife tem sido um sucesso de público. Tão grande que a cada novo jogo, principalmente do Brasil, o evento vê o fluxo de torcedores aumentar. Nos três últimos jogos da seleção brasileira, houve superlotação. Na partida contra a Colômbia, pelas quartas de final, sexta-feira, 4, foram 17 mil pessoas em um espaço que comporta 5 mil. Por isso, a fim de se garantir a segurança dos torcedores que forem assistir à decisiva semifinal entre Brasil e Alemanha, a produção da Fan Fest vai limitar o acesso do público ao Cais da Alfândega, no Recife Antigo.

Inicialmente, quando se falou na realização do evento na capital pernambucana, o Marco Zero, no mesmo bairro do Cais da Alfândega, foi o primeiro local cogitado. Entretanto, após a Prefeitura do Recife se recusar a investir recursos públicos na produção da Fan Fest, optou-se pelo atual local. De acordo com o secretário de Esportes/Copa do Recife, George Braga, a escolha do Cais da Alfândega se deu de comum acordo com a D+ Produções, organizadora do evento. "Chegou-se à conclusão de que o local seria o Cais da Alfândega. Foi uma decisão conjunta", assegurou.

A superlotação em dia de jogos do Brasil, entretanto, tem gerado indignação nos torcedores. "O ideal seria no Marco Zero. Não sei por que não colocaram lá", questionou Amanda Macedo, que havia saído do município do Paulista para ver Brasil x Chile. "Seria muito melhor se fosse no Marco Zero. Aqui é muito apertado", argumentou Mauro Alves, que havia levado seu filho, Rodrigo Félix, para tentar assistir a Brasil x Colômbia.

Questionado sobre o tema, o secretário municipal afirmou que a não utilização do Marco Zero foi uma decisão política. "O prefeito [Geraldo Julio, PSB] não quer tratar o Marco Zero como uma praça de evento. Com exceção de eventos anuais como o carnaval e o auto de natal, o Marco Zero não deverá mais receber shows. O prefeito quer valorizar o lado turístico do local", justificou.

Publicidade

Diante do risco à segurança e integridade física de pernambucanos e turistas que assistem aos jogos da seleção brasileira, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), com aval da Secretaria de Defesa Social, procurou representantes da Prefeitura da Cidade do Recife e da empresa D+ Projetos, responsável pela organização do evento, para que fossem adotadas providências na operação da Fifa Fan Fest.

"Devido ao grande público presente no último jogo do Brasil, sugerimos mudanças no acesso ao local e assim garantir uma festa bonita e segura, como tem sido até agora", afirmou o Secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Assim, pela primeira vez, nesta semifinal entre Brasil e Alemanha, o acesso do público será controlado para limitar a entrada de pessoas no Cais da Alfândega quando a capacidade máxima do espaço for alcançada. O acesso acontecerá pela entrada principal no pórtico frontal e pelas vias laterais entre a Igreja Madre de Deus e o Paço Alfândega e entre o Paço Alfândega e a Livraria Cultura.

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar farão este controle. Uma vez que a lotação seja atingida, ninguém mais poderá entrar. Somente quando saírem pessoas do local, outras poderão aceder ao espaço da Fan Fest. Seguranças privados vão monitorar a área interna do evento. Além do acompanhamento do público presente, não será permitida a entrada de pessoas com grandes volumes (a exemplo de cooler, isopor e caixas), garrafas de vidro e objetos cortantes.

Para o estudante Victor Nóbrega, que teve o celular furtado na última sexta-feira, a medida peca por ser tardia. "Antes tarde do que nunca", opinou. Voltaria a ir à Fan Fest? "Nem pensar", cravou.

Acessibilidade. Torcedores com necessidades especiais contam com espaço reservado para cadeirantes na Fan Fest Recife. A área tem localização facilitada por ser próxima a uma das vias de acesso ao Cais da Alfândega pela Rua Madre de Deus. Além de ser um espaço isolado e com boa visibilidade do telão, a área tem a presença de segurança particular do evento.

Policiamento. O policiamento ostensivo contará com aproximadamente 280 militares, de várias unidades. A Polícia Civil, por sua vez, disponibilizará na avenida Alfredo Lisboa, em frente ao Centro de Artesanato de Pernambuco, um plantão no Departamento de Polícia da Mulher para registro de ocorrências e flagrantes relacionados ao evento. O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel-CICCM, instalado na área do evento, vai monitorar as 20 câmeras instaladas no bairro do Recife.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.