Foto do(a) blog

O dia a dia dos alunos do Curso Estado de Jornalismo Esportivo

Centros de auxílio ao turista batem recorde de atendimentos no DF

Mais de 23 mil visitantes buscaram informações em 12 dias de Copa

PUBLICIDADE

Por Seleção Universitária
Atualização:

Mais de 23 mil visitantes buscaram informações em 12 dias de Copa

 

PUBLICIDADE

Jorge Macedo - especial para O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA - Sede de sete partidas da Copa, o Distrito Federal tem batido recordes de visitação de estrangeiros e se tornou uma das rotas mais procuradas por quem veio acompanhar o mundial no Brasil. De acordo com números da Secretaria de Turismo do DF, os 21 postos de auxílio ao turista registraram 23.226 atendimentos entre a abertura da Copa e a última segunda-feira, 23. O número é oito vezes maior que a média de aproximadamente três mil atendimentos mensais.

A maior parte dos turistas atendidos vem de outros países: são 20.575 estrangeiros e 2.651 brasileiros. Ocupam o topo da lista os colombianos, equatorianos e suíços, cujas seleções já jogaram no Distrito Federal. Austrália, Estados Unidos, Inglaterra e Peru também figuram entre os países com maior número de visitantes na capital.

Ao todo, os centros atenderam turistas de 84 países e 24 estados brasileiros. Para o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luís Otávio Mendes, a localização de Brasília no centro do país ajuda a explicar a grande movimentação. "A distância daqui para as demais capitais favorece esse fluxo. Além disso, o número de voos é muito grande", explica.

Publicidade

De acordo com o consórcio Inframérica, que administra o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, o DF é principal centro de conexões do Brasil. Anualmente passam pelo aeroporto 16 milhões de passageiros.

A tendência é que o número de turistas na cidade cresça ainda mais nas próximas semanas. Na quinta-feira, 26, o Mané Garrincha recebe o confronto entre Portugal e Gana. Além deste jogo, o estádio sediará uma partida das oitavas, um confronto das quartas de final e a decisão do terceiro lugar, no dia 12 de julho. Todos os ingressos colocados à venda pela Fifa para esses duelos estão esgotados.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.