PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O dia a dia dos alunos do Curso Estado de Jornalismo Esportivo

Moradores de Fortaleza acreditam em legado da Copa

Apesar de algumas obras inacabadas, parte da população está otimista

Por Seleção Universitária
Atualização:

Apesar de algumas obras inacabadas, parte da população está otimista

 

PUBLICIDADE

Lyvia Rocha - especial para O Estado de S. Paulo

FORTALEZA - Ainda em 2007, quando o Brasil foi escolhido para ser sede da Copa do Mundo, a grande dúvida sobre o Mundial seria sobre legado deixado para o País. Após o fim da competição, apenas três das nove obras contidas na matriz de responsabilidade foram entregues a tempo para o Mundial.

As indagações sobre o legado voltaram, mas muitos fortalezenses estão confiantes no que a Copa deixou para a cidade.

A primeira das orbas prometidas foi à reforma do estádio Castelão. A arena foi feita dentro do prazo é o grande orgulho dos torcedores cearenses. "Temos dois grandes clubes com duas grandes torcidas, que independente da divisão sempre lota o estádio. Só isso já justifica o Castelão. Além disso, tivemos vias ampliadas, e construção de alternativas para melhorar a mobilidade urbana", disse Roger Cid, professor.

Publicidade

O Aeroporto Internacional Pinto Martins recebeu um "puxadinho" para atender a demanda de passageiros para o evento. "Preciso viajar muito e notei que mesmo com o grande fluxo de pessoas na Copa o aeroporto funcionou", afirmou a comerciate Maria Luisa Matos.

Já para a advogada Zaira Umbelina, as avenidas do entorno do castelão são obras que estão fazendo a diferença para a população. "A Avenida Alberto Craveiro e Paulino Rocha foram feitas e concluídas antes da Copa e são benéficas para todos nós", disse.

Turismo. Outro quesito potencializado no Mundial foi o turismo da cidade. Durante a Copa do Mundo, mais de 300 mil turistas visitaram a capital. No total, foram 149.284 turistas estrangeiros na Arena Castelão durante os seis jogos da Copa do Mundo.

"Vários turistas que não conheciam Fortaleza certamente gostaram do que viram e retornarão para passar as férias", afirmou o analista assistente de TI Francisco Carneiro. Em relação a algumas obras inacabadas, o analista está otimista. "Acredito que as obras que não foram finalizadas, como o VLT, serão concluídas e ficarão como legado."

Decepção. A grande obra de mobilidade urbana em Fortaleza, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), não ficou pronto a tempo para a Copa do Mundo. A afirmação foi feita poucos dias antes do início da competição pelo Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra).

Publicidade

Inicialmente, o prazo dado para a conclusão da obra que fez parte do pacote de mobilidade urbana da capital cearense para o Mundial era junho de 2013.

PUBLICIDADE

Agora, no entanto, o governo do Estado não estipulou nenhuma data para a entrega do Veículo Leve sobre Trilhos, mas disse por meio de nota que será entregue o mais rápido possível para a população da cidade. Segundo a matriz de responsabilidade a obra deveria ter tido início em maio de 2010, com o custo de R$ 265, 5 milhões.

Porém, o começo da construção do VLT só aconteceu em abril de 2012, com quase dois anos de atraso. Atualmente, o custo saltou para R$ 275,45 milhões.

Segurança. A segurança durante o evento foi satisfatória com índices de ocorrências bem abaixo dos eventuais na cidade. Porém, com o término da competição, a sensação de segurança já não é a mesma.

Para a recepcionista Angélica Câmara, esse legado não vai ficar para Fortaleza. "Quando terminou a Copa já notei que o policiamento não é mais o mesmo aqui na Beira-Mar. Uma pena, mas acredito que tudo vai voltar ao normal."

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.