PUBLICIDADE

OPINIÃO - Um fim de semana especial na Turquia e no Brasil

POR FELIPE MASSA*

Por miltonpazzi
Atualização:

"O final de semana será muito especial para mim. A Fórmula 1 abre a fase européia no GP da Turquia, embora o circuito de Sakhir tenha sido construído do lado asiático de Istambul. Foi lá que conquistei minha primeira vitória na categoria e inaugurei uma relação muito feliz com a pista, já que voltei a vencer a prova nos dois anos seguintes. Mas estarei atento também à largada da segunda temporada do Racing Festival, o evento que idealizei e vem sendo organizado pela empresa controlada pelo meu pai, meu irmão e o parceiro Carlinhos Romagnolli. Interlagos receberá a rodada dupla inaugural do Trofeo Linea, da Fórmula Futuro Fiat, da 600 Hornet e da CB 300 R, outro campeonato de moto que estamos introduzindo no país.

PUBLICIDADE

"Há pouco tempo, declarei que estava preocupado com a possibilidade de o Brasil ficar sem piloto na Fórmula 1 no médio e longo prazos. Eu vinha alimentando a ideia de fazer algo pelo automobilismo brasileiro havia alguns anos, mas ela começou a ganhar corpo com a extinção da Fórmula Renault em 2006 e o final da única categoria-escola existente no Brasil. Percebi que a garotada mais nova estava saindo do País sem o mínimo de experiência de vida e de pista, e pagando um preço alto por isso em termos de planejamento de carreira. A criação da Fórmula Futuro teve como objetivo restabelecer a ordem natural das coisas, especialmente para os jovens que saem do kart, e ajudar na formação de pilotos que garantam a permanência da representatividade do Brasil na Fórmula 1 quando eu e o Rubinho não estivermos mais lá.

"Em 2010, lançamos a Fórmula Futuro - categoria realmente escola, com chassi moderno e motor com potência compatível com o perfil dos participantes, em sua maioria meninos de 16 anos ou até menos, como tivemos no ano passado e teremos novamente em 2011. Ela nasceu com um orçamento acessível e conseguimos baixá-lo consideravelmente no segundo ano, com uma redução de R$ 280 para R$ 200 mil. Mais: criamos uma política de incentivo ao kart, a fonte natural da Fórmula Futuro, que premiou os três melhores do Campeonato Brasileiro na divisão graduados, desde que com no máximo 19 anos de idade, com "bolsas" que variaram de 70 a 30%. E o formato adotado, no qual os pilotos não têm equipe própria, mas freqüentam uma espécie de sala de aula com professores-engenheiros e técnicos que se alternam regularmente, ajuda na aceleração do aprendizado. Estou orgulhoso dessa iniciativa e me sentirei ainda mais se um dia estiver na frente de uma tevê e ver um piloto surgido na Fórmula Futuro Fiat correndo na Fórmula 1 ou mesmo na vaga que um dia foi minha na Ferrari.

"Sentimos os reflexos da conjuntura e da estrutura do kart em nosso primeiro ano, mas já contávamos com essa dificuldade inicial. Essa realidade, no entanto, parece que está começando a mudar. Dos 11 pilotos que estavam assinados em meados de abril, oito eram novatos, quase todos oriundos do kart. É uma prova de que o mercado está acreditando no nosso projeto e na seriedade das pessoas que estão por trás dele. Mas temos espaço - e carros - para crescer ainda mais, não apenas nesta temporada, mas também nos próximos anos.

"Acho que acertamos em cheio na formatação do evento e agora estamos fazendo os ajustes naturais ajustes, como o enxugamento na programação do domingo para permitir que os torcedores possam almoçar em casa com a família aos domingos. Quem vai aos autódromos está em busca de emoção e diversão. Embora sejam modalidades com perfis completamente diferentes, a Fórmula Futuro e o Trofeo Linea atenderam às expectativas dos torcedores. Os dois campeonatos apresentaram uma alternância saudável de vencedores e os campeões foram definidos apenas na última das 12 etapas. A definição da Fórmula Futuro se deu por apenas um ponto. No Trofeo Linea, conseguimos estabelecer um equilíbrio técnico de tal ordem que nomes ainda pouco conhecidos do público brigaram de igual para igual com pilotos consagrados como Cacá Bueno, Giuliano Losacco, Christian Fittipaldi e tantos outros. Em termos de espetáculo, o Trofeo Linea foi o que de melhor se viu no automobilismo brasileiro em 2010. E as corridas da 600 Hornet também sempre contaram com grids cheios e pegas sensacionais."

Publicidade

* piloto da Ferrari na Fórmula 1 e idealizador do Racing Festival, especial para este blog.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.