Algoz Rússia fica para trás. Brasil a um jogo do título do Grand Prix

Nos últimos tempos, as russas foram as grandes algozes da seleção brasileira. Além da derrota fatídica na Olimpíada de Atenas 2004, tiraram no ano passado o Mundial do Brasil, único título que falta no currículo do vitorioso time verde e amarelo. Mas neste sábado, as comandadas de José Roberto Guimarães simplesmente passaram por cima deste histórico de frustrações e atropelaram as rivais por 3 sets a 0, parciais de 26/24, 25/17 e 25/23.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Com o resultado positivo em Macau, na China, o Brasil vai mais uma vez disputar o título do Grand Prix. Para levantar o troféu pela nona vez e consolidar a hegemonia na história da competição, terá que vencer a final neste domingo.

PUBLICIDADE

E, independentemente da adversária, a seleção brasileira entrará em quadra como favorita, afinal, o time está invicto no Grand Prix, com 13 vitórias, e ainda não perdeu na temporada 2011 - 23 resultados positivos.

Diante da Rússia, nem as ausências das ponteiras Paula Pequeno e Mari abalaram o time. Fernanda Garay e Natália mantiveram o alto nível, e o Brasil foi superior durante quase todo o jogo. A exceção foi o início do terceiro set, quando chegou a ficar oito pontos atrás, mas reagiu de forma espetacular e mostrou muito poder no bloqueio para fechar a partida.

A russa Gamova, algoz conhecida dos brasileiros, foi bem no jogo e anotou 17 pontos. Mas dessa fez acabou sendo apagada pela central brasileira Thaísa, com 15 acertos, mas muito mais eficiente nas horas decisivas da semifinal.

Thaísa, aliás, é um capítulo a parte neste Grand Prix. Cresceu demais, calou os críticos, e deve ser o grande destaque de um eventual título verde e amarelo. Na competição, o Brasil joga com ela e mais cinco.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.