Foto do(a) blog

Conversa de pista

Opinião|PSA vai fabricar F-E

Categoria grande sinaliza para a temporada 2018/2019. Equipes tendem a se tornar construtoras. Audi deve ser a próxima.

PUBLICIDADE

Atualização:

 

Grid da temporada 2018/2019 deverá ganhar vários construtores novos (F-E) Foto: Estadão

O grupo francês PSA vai se tornar um novo fabricante da categoria F-E, que usa monopostos movidos a energia elétrica. A informação foi dada por Xavier Mestelan Pinon, diretor da DS Performance, divisão do grupo francês que engloba a Citroën, a Peugeot e a DS, marca premium dessa corporação. A DS Performance disputa a categoria de carros elétricos em associação com a equipe Virgin e já efetuou testes de avaliação parcial do sistema. Uma avaliação mais completa está prevista para o início do mês de abril, logo após a etapa do México dia 1º de abril, na Cidade do México.

Atualmente o trem de força (foto), chassi e pneus são padronizados para toda a categoria (F-E) Foto: Estadão

PUBLICIDADE

A DS Performance espera obter em breve a licença de fabricante que deve ser expedida pela FIA. Além dela a Renault (ligada à e-Dams) e a Jaguar (Williams) também já iniciaram o desenvolvimento de peças para a temporada 2018/2019, quando o regime de equipamento padronizado será bastante reduzido e vários itens poderão ser fabricados por diferentes empresas. Essa possibildade vai consolidar a tendência de cada equipe firmar laços mais importantes com grandes fábricas. A Audi, por exemplo, deverá ser a próxima a anunciar planos mais ambiciosos.

Atualmente o modelo usado para fabricar o carro da categoria envolve a Spark Racing Technoloy (que fabrica o chassi projetado pela Dallara), McLaren (motor elétrico) Williams Advanced Engineering (sistema de baterias) e a Hewland (transmissão). Outra grande novidade para a temporada 2018-2019 será a utilização de apenas um carro durante toda a corrida; por causa da pouca autonomia das baterias é necessária a troca de monopostos durante as provas.

Opinião por Wagner Gonzalez
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.