Discute

Esportes

Martin Meissner/AP
Martin Meissner/AP

Esportes

Futinter

A disputa da Copa do Mundo deve pesar na escolha do vencedor da Bola de Ouro?

Messi, Cristiano Ronaldo e Neuer disputam o prêmio de melhor jogador do mundo em 2014

Estadão Esporte,

01 de Dezembro de 2014 | 21:04
Atualizado 01 de Dezembro de 2014 | 21:04

Martin Meissner/AP

A divulgação dos finalistas ao prêmio da Bola de Ouro da Fifa apresentou dois habituais concorrentes e um novato. Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, que juntos já faturaram a honraria seis vezes, têm agora na disputa Manuel Neuer. O alemão chega para a reta final com o status de ter vencido a Copa do Mundo de 2014, fator que gera discórdia, principalmente por se tratar de um goleiro, posição que nunca teve um vencedor do prêmio. Será que a Copa é algo tão preponderante para apontar quem é o melhor do mundo? Para debater o tema, ouvimos dois ex-jogadores com Copas no currículo para entender quais critérios devem pesar na escolha para o prêmio.

O Mundial não pesa tanto
O Mundial não pesa tanto

Leivinha

Ex-jogador

A Copa do Mundo não deve pesar tanto para apontar quem será o vencedor. É bom levar em conta que para um goleiro é mais difícil ser escolhido para o prêmio, mas mesmo assim, temos que olhar toda a temporada e o favorito é o Cristiano Ronaldo. Ele tem se destacado demais com o Real Madrid, marcado muitos gols e batido recordes.

O Cristiano está em evolução na carreira, ganhou a Liga dos Campeões e superou novamente o Messi na disputa particular que eles têm. Até pode ter feito uma Copa abaixo, porém ele joga em um time limitado, que é a seleção portuguesa, e no resto do ano, brilhou no Campeonato Espanhol e nas competições europeias.

Leivinha, atacante, jogou a Copa de 1974. Após passar pela Portuguesa, brilhou no Palmeiras e atuou também pelo Atlético de Madrid.

Leivinha,

João Leiva Campos Filho foi jogador do Palmeiras, Atlético de Madrid e São Paulo e defendeu a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1974

A Copa do Mundo é decisiva
A Copa do Mundo é decisiva

Paulo Sérgio

Ex-jogador

Sou fã confesso do futebol, até por ter jogado lá, mas o Neuer fez uma Copa sensacional, enquanto o Messi e o Cristiano Ronaldo ficaram abaixo do esperado. Em um ano como 2014, o que aconteceu na principal competição é o que norteia a escolha, então, mesmo um goleiro, como ele, é o favorito para ser o escolhido para ganhar o prêmio.

A Copa, aliás, foi apenas mais um dos feitos do Neuer. Ele foi campeão com o Bayern de Munique em vários títulos, mostrou qualidade como goleiro e até jogando mais adiantado. Os outros dois foram muito apagados e decepcionaram com as suas seleções aqui na Copa do Brasil, ao ficarem bem abaixo das expectativas.

Paulo Sérgio, atacante, disputou a Copa de 1994. Foi revelado pelo Corinthians e teve destaque no Bayern de Munique, onde ganhou a Liga dos Campeões, em 2001

Paulo Sérgio,

Jogou no Corinthians, em times europeus como Bayern de Munique e Roma, e também na seleção brasileira

Outros Temas

Mata-mata ou pontos corridos, qual a melhor forma de disputa?

Mata-mata ou pontos corridos, qual a melhor forma de disputa?

O Brasil tem chance de ficar fora da Copa de 2018?

O Brasil tem chance de ficar fora da Copa de 2018?

É a favor do uso de recursos eletrônicos na arbitragem?

É a favor do uso de recursos eletrônicos na arbitragem?

Como lidar com o calor durante as partidas?

Como lidar com o calor durante as partidas?

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.