Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Esportes

Discute

EFE

Esportes

Copa 2014

Felipão deve alterar o time para enfrentar o México?

Seleções se enfrentam no dia 17, às 16h, na Arena Castelão

Estadão Esporte,

13 de Junho de 2014 | 17:13
Atualizado 13 de Junho de 2014 | 17:13

EFE

O Brasil teve dificuldades para derrotar a Croácia no jogo de abertura da Copa do Mundo e deixou os mais de 60 mil torcedores que estiveram presentes na Arena Corinthians ressabiados. Com a entrada de Oscar, as jogadas ficaram mais rápidas e o garoto de apenas 21 anos tornou-se o grande destaque da partida, com atuação impecável. Você acha que Felipão deve mexer no time para o confronto contra o México, no dia 17?

É preciso mexer em algumas peças
É preciso mexer em algumas peças

Almir Leite

Jornalista

Apesar da vitória sobre a Croácia na estreia da Copa, a seleção brasileira mostrou precisar de ajustes no esquema tático. Mas seria interessante Felipão considerar também a possibilidade de mexer em algumas peças.

Na lateral direita, por exemplo, Daniel Alves vem mal. Nunca foi um grande marcador, mas anda deixando espaços demais às suas costas, o que compromete todo sistema defensivo. Além disso, não anda apoiando com a eficiência que dele se espera.

Assim, seria interessante se Felipão colocasse Maicon no time. É um jogador forte fisicamente, bom marcador e que também sabe apoiar. E tem se saído bem nos treinamentos.

Paulinho também está longe do conhecido e eficiente jogador de meio-campo que ajuda a defesa e ainda aparece de surpresa na área adversária para tentar a conclusão de jogadas. Nem no cabeceio em jogadas de bola parada tem se destacado. Parece fora de ritmo. Contra a Croácia, esteve perdido em campo até ser substituído.

Por isso, trocá-lo por por Hernanes ou Ramires pode ser uma maneira de dar mais estabilidade ao meio-campo. E, acima de tudo, oferecer a Luiz Gustavo, que faz incessante trabalho de marcação, uma ajuda para desempenhar sua tarefa.

 
Almir Leite,

Editor-assistente da editoria de Esportes do Estadão

Felipão não deve mudar o time
Felipão não deve mudar o time

Luiz Antônio Prósperi

Jornalista

Mudar a seleção brasileira no segundo jogo seria prematuro. Não se viu uma catástrofe na estreia que justificasse uma alteração. Nem mesmo a fraca atuação de Daniel Alves sugere uma substituição. Se a cada erro, ou gol sofrido por uma falha estrutural, Felipão mexer no time, chegaríamos sem unidade  e identidade na fase aguda da Copa. Isso, se o Brasil chegar com mudanças a granel. É preciso sustentar seu plano de metas e ir até o limite. Mudanças radicais no futebol nem sempre dão resultado.

Luiz Antônio Prósperi,

Editor Geral de Esportes do Estadão

Outros Temas

Mata-mata ou pontos corridos, qual a melhor forma de disputa?

Mata-mata ou pontos corridos, qual a melhor forma de disputa?

O Brasil tem chance de ficar fora da Copa de 2018?

O Brasil tem chance de ficar fora da Copa de 2018?

É a favor do uso de recursos eletrônicos na arbitragem?

É a favor do uso de recursos eletrônicos na arbitragem?

Como lidar com o calor durante as partidas?

Como lidar com o calor durante as partidas?

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.