Copa do Mundo 2022

GRUPOS
ABCDEFGH
Classificação
PTSJGPV
1º
HOLANDA
7342
2º
SENEGAL
6312
3º
EQUADOR
4311
4º
CATAR
03-60

Publicidade

  • Brasil faz parte do Grupo G, disputando na primeira fase do torneio vaga para as oitavas de final com Sérvia, Suíça e Camarões. Na fase inicial, a seleção brasileira terá jogos às 16h e às 13h, no horário de Brasília:

    • Brasil x Sérvia: 24/11 (quarta-feira) 16h (de Brasília) no Lusail Stadium.
    • Brasil x Suíça: 28/11 (segunda-feira) 13h (de Brasília) no Stadium 974 (Porto de Doha).
    • Camarões x Brasil: 2/12 (sexta-feira) - 16h (de Brasília) no Lusail Stadium.

  • Os jogos da primeira e segunda rodadas da fase de grupos da Copa do Mundo 2022 terão início em quatro horários: 7h, 10h, 13h e 16h (horário de Brasília). Na terceira e quarta rodadas da etapa de grupos, os jogos passam a acontecer às 12h e às 16h (horário de Brasília). Nas oitavas e nas quartas de final, os jogos também serão disputados às 12h e 16h (horário de Brasília), com apenas duas partidas por dia, em condição eliminatória. Os jogos das semifinais estão marcados para os dias 13 e 14 de dezembro às 16h (horário de Brasília). Já a disputa pelo terceiro lugar será definida no dia 17, às 12h (horário de Brasília) e a grande final está marcada para o dia 18, também às 12h (horário de Brasília).
  • A Copa do Mundo de 2022 será no Catar, país do Oriente Médio. Cinco cidades-sede receberão partidas: Doha, capital do país, Lusail, Al Khor, Al Rayyan e Al Wakrah.
  • A 22ª edição da Copa do Mundo tem início no dia 20 de novembro, domingo, às 13h (horário de Brasília), com uma partida entre Catar e Equador. As seleções fazem parte do grupo A.
  • A seleção brasileira estreia na Copa do Mundo de 2022 no dia 24 de novembro (quarta-feira) às 16 horas do horário de Brasília, em um jogo contra a Sérvia. A partida acontece no estádio de Lusail pela primeira rodada do grupo G.
  • No total, a Copa do Mundo terá 28 dias de competição, com início no dia 20 de novembro e término em 18 de dezembro.
  • A 22ª edição do torneio será a primeira disputada no final do ano. A mudança ocorreu para evitar o forte calor de junho e julho no Oriente Médio. Se a Copa fosse realizada no período em que normalmente acontece, as partidas seriam disputadas em temperaturas superiores a 40°C, o que seria prejudicial para a saúde de jogadores e torcedores.
  • A seleção brasileira está no grupo G da Copa do Mundo de 2022, que é dividida em oito grupos. Na primeira fase, o Brasil disputará vaga para as oitavas de final com Sérvia, Suíça e Camarões, em uma partida contra cada time.
  • Com o fuso horário, diversos jogos durante a Copa do Mundo acontecerão em dia e horário comercial, porém, os dias de partidas da seleção brasileira não são oficialmente feriado no Brasil. O que pode acontecer são acordos entre empregados e patrões para que funcionários possam assistir aos jogos, apesar de não haver qualquer obrigatoriedade legal.
  • Não, uma vez que as empresas não são obrigadas a liberar seus funcionários nos dias dos jogos do Brasil. Caso o empregado deixe de ir ao trabalho sem apresentar justificativa, o empregador poderá realizar descontos no salário.
  • A Copa do Mundo de 2022 terá oito estádios como palco dos 64 jogos do Mundial. São eles:
    • Estádio Al Bayt (60 mil pessoas): O estádio fica em Al Khor, 35 km do centro de Doha no Catar. Seu design representa o formato de uma tenda histórica chamada bayt al sha'ar, característica do povo nômade no Catar. Sua capacidade é de 60 mil pessoas, que será reduzida 32 mil após a Copa do Mundo, dando espaço para áreas de lazer e um hotel de luxo.
    • Estádio Al Janoub (40 mil pessoas): O estádio fica em Al Wakrah, 23 km ao sul da capital Doha no Catar. Ficou muito conhecido por seu design neofuturista, com um formato de ondas e curvas representando os barcos tradicionais dhow usados para pesca de pérolas.
    • Estádio Áhmad Bin Ali (40 mil pessoas): Esse estádio, localizado na cidade de Ar-Rayyan do Catar, é cercado por desertos e tem essa característica refletida em seu design que representa as dunas de areia. O estádio tem capacidade para receber 40 mil pessoas, mas terá sua capacidade reduzida para 20 mil espectadores após a Copa do Mundo.
    • Estádio Al Thumama (40 mil pessoas): O estádio é localizado em Doha e ganhou destaque por seu design inspirado no gahfiya, peça de vestimenta tradicional utilizada na cabeça por homens. Hoje o estádio tem capacidade para receber 40 mil pessoas, mas terá sua capacidade reduzida para 20 mil espectadores após o evento, dando espaço para novos espaços, como um shopping e uma mesquita.
    • Estádio Education City (40 mil pessoas): O estádio ganhou esse nome por estar localizado entre diversas universidades e centros de educação na cidade de Doha, no Catar. Tem capacidade para 40 mil pessoas, mas terá seus assentos reduzidos para 25 mil lugares após a Copa do Mundo de 2022.
    • Estádio Khalifa International (40 mil pessoas): É o estádio mais tradicional do Catar e foi inaugurado em 1976. Para a Copa do Mundo de 2022, o estádio passou por reformas e uma modernização, recebendo dois novos arcos e refrigeração, mesmo sendo aberto.
    • Estádio 974 (40 mil lugares): É um dos estádios mais diferentes da Copa do Mundo no Catar, e ganhou esse nome devido a sua construção, feita utilizando material de exatos 974 containers. O estádio fica localizado na cidade de Doha, no Catar, e vai ser palco do jogo entre Brasil e Suíça no dia 28/11.
    • Estádio Lusail (80 mil lugares): É o maior estádio da Copa do Mundo no Catar, foi inaugurado em 22 de novembro de 2021 e tem capacidade para 80 mil pessoas. Está localizado 15 km ao norte do centro da cidade de Doha e é onde acontecerá a final da Copa do Mundo, no dia 18/12.
  • No formato atual da Copa do Mundo, uma seleção deve jogar 7 partidas para conquistar o título mundial. Serão 3 jogos na fase de grupos, disputando uma partida com cada time adversário. A segunda fase é o mata-mata, composto por oitavas de final, quartas de final, semifinal e final, portanto, outros quatro jogos disputados.
  • O mascote da Copa do Mundo 2022 do Catar foi apresentado esse ano durante o sorteio dos grupos e se chama La'eeb, um lenço de cabeça característico da cultura árabe. Esse lenço é chamado de Keffiyeh e busca trazer características da cultura do Catar.
  • Em 2010, o Catar venceu a votação da Fifa para sediar a Copa do Mundo de 2022, em que concorria com os EUA, Coreia do Sul, Japão e Austrália. A votação é feita pelos 22 membros executivos da Federação Internacional de Futebol Associado. A decisão que definiu o Catar como sede da Copa de 2022 foi polêmica e fez com que os dirigentes do país fossem acusados de pagar US$ 3,7 milhões a funcionários da Fifa como forma de subornos para garantir a escolha. Após uma investigação de dois anos, os acusados foram inocentados.
  • O Catar é um país localizado na península arábica na Ásia Continental, tem uma área aproximada de 11.610 km2 e sua capital é Doha. O país tem uma população de 2,7 milhões de habitantes e sua área é praticamente metade do estado de Sergipe, o menor estado brasileiro, com 21.910 km². A língua oficial do Catar é árabe e o inglês é o segundo idioma mais falado.
  • No Catar a maioria da população segue a fé islâmica. A religião tem forte influência nos costumes, proibições e restrições legais do país. É proibido, por exemplo, consumir bebidas alcoólicas em locais públicos, sendo permitido apenas beber em bares e restaurantes de alguns hotéis, que possuem licença especial para esse fim. Também é proibida qualquer demonstração de intimidade em público, desde beijos a apertos de mão, entre homens e mulheres, podendo levar à prisão. Não se pode mostrar os ombros ou joelhos, devendo-se usar trajes tradicionais e apropriados culturalmente. Além disso, relacionamentos entre pessoas do mesmo gênero são considerados contra a lei e não há proteção aos direitos LGBTQIA+.
  • Além da religião, o governo do Catar possui leis rígidas quanto à privacidade. É preciso seguir determinadas regras ao fotografar ou filmar locais religiosos, militares e governamentais com muitas pessoas. A imprensa não pode publicar materiais considerados ofensivos pelo governo, podendo existir punições por lei.
  • O consumo de bebida alcoólica é permitido no Catar apenas em locais licenciados, como é o caso de alguns restaurantes e hotéis. A entrada de álcool é proibida no país e ficar embriagado causando transtorno em locais públicos é punido com multa e até prisão. O hábito de fumar também é bastante controlado no Catar. É proibido fumar em qualquer lugar público, seja ele aberto ou fechado. Também não é permitido entrar com qualquer tipo de cigarro no país.
  • Cidadãos brasileiros não precisam de visto para entrar no Qatar, só é necessário ter um passaporte válido.
  • A Copa do Mundo de 2022 acontecerá durante o inverno do Catar. Para que isso acontecesse, o evento, que geralmente acontece entre os meses de junho e julho, foi alterado para novembro e dezembro. Essa mudança foi feita devido às altíssimas temperaturas durante o verão do Catar, quando os termômetros podem atingir facilmente os 45°C. O calor excessivo poderia atrapalhar o desempenho dos atletas.
  • 32 seleções mundiais participam da Copa do Mundo de 2022 no Catar. No entanto, a FIFA anunciou mudanças no formato da competição, sendo essa a última Copa do Mundo no formato atual com a participação de 32 times. A partir de 2026, a competição vai contar com 48 seleções.
  • O Brasil está no grupo G da Copa do Mundo de 2022 juntamente com Sérvia, Suíça e Camarões.
  • O Brasil é a seleção que mais tem títulos mundiais, com 5 títulos de melhor do mundo. Alemanha e Itália têm 4 títulos cada uma; Argentina e Uruguai 2 títulos e Rússia, Espanha, França e Inglaterra com 1 título cada. Veja a lista:
    • Brasil: 5 títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002)

    • Alemanha: 4 títulos (1954, 1974, 1990 e 2014)
    • Itália: 4 títulos (1934, 1938, 1982 e 2006)
    • Argentina: 2 títulos (1978 e 1986)
    • Uruguai: 2 títulos (1930 e 1950)
    • Rússia: 1 título (2018)
    • Espanha: 1 título (2010)
    • França: 1 título (1998)
    • Inglaterra: 1 título (1966)
  • O Brasil é a seleção mais bem-sucedida da história do futebol mundial, tendo o recorde em conquistas em Copas do Mundo, com cinco títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002). O Brasil foi vice apenas duas vezes, em 1950, quando perdeu para o Uruguai no Maracanã e em 1998, quando a seleção brasileira perdeu para a França por 3×0.
  • A Copa do Mundo FIFA de 1930 foi a primeira edição. A competição foi disputada no Uruguai, entre 13 e 30 de julho.
    Leia mais sobre a história das Copas do Mundo de futebol.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Estadão Blue Studio Express

Conteúdo criado em parceria com pequenas e médias empresas. Saiba mais