1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Brasil ganha e passa em primeiro para semi do Sul-Americano

Estadão Conteúdo

17 Agosto 2014 | 00h 05

Com o resultado, seleção consegue atingir a meta de chegar entre as quatro primeiras e garantir uma vaga no Torneio Pré-Olímpico

A seleção brasileira de basquete feminino está cumprindo à risca o objetivo traçado no Sul-Americano, que está sendo realizado na cidade de Ambato, no Equador. Neste sábado, pela última rodada do Grupo B, a equipe comandada pelo técnico Luiz Augusto Zanon derrotou as donas da casa por 72 a 49 (40 a 32 no primeiro tempo) e avançou às semifinais como a primeira colocada. O destaque em quadra foi Clarissa, que teve um "duplo-duplo" (dois dígitos em dois fundamentos), com 24 pontos e 16 rebotes.

Assim, o Brasil já conseguiu atingir a sua primeira meta que era chegar entre as quatro primeiras e garantir uma vaga no Torneio Pré-Olímpico, que acontecerá no ano que vem em local a ser definido. Neste domingo, a seleção enfrenta o Chile, pelas semifinais - a outra será entre Argentina e Venezuela.

Uma vitória sobre as chilenas garantirá ao Brasil a sua segunda meta no Sul-Americano, já que a competição dá vaga às três primeiras colocadas aos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, também em 2015. A decisão do torneio no Equador está marcada para esta segunda-feira.

Divulgação
Brasil enfrenta o Chile na semifinal

Zanon levou uma equipe jovem para a competição, com média de idade de 24,3 anos, desfalcada das suas principais jogadoras do Brasil na atualidade - Érika, Damiris e Nádia, que estão nos Estados Unidos jogando na WNBA. Além disso, ele admitiu que encara o Sul-Americano como uma preparação para o Mundial da Turquia, que começa no dia 27 de setembro.

Depois da disputa no Equador, o Brasil continuará a sua preparação na Europa, onde atua em dois torneios internacionais. Joga em Istambul, na Turquia, de 22 a 24 deste mês, e na sequência em Limoges, na França, de 26 a 30.