1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Brasil leva time jovem para Sul-Americano de Basquete

AE - Agência Estado

06 Junho 2014 | 18h 50

Os jogadores principais se preparam para disputar o Mundial

A seleção brasileira masculina de basquete foi convocada nesta sexta-feira para a disputa do Campeonato Sul-Americano, que será disputado entre 24 e 28 de julho, na Isla Margarita, na Venezuela. O Brasil não vai disputar a competição com o grupo principal, que estará em preparação para o Mundial da Espanha. Por isso, optou por levar um time jovem, com média de idade de 25 anos.

Nem mesmo o técnico Ruben Magnano irá para a competição na Venezuela, porque começará a treinar a seleção principal no dia 20 de julho, já de olho no Mundial da Espanha, que acontecerá de 30 de agosto a 14 de setembro. Mas ele definiu a convocação para o Sul-Americano junto com seu auxiliar José Neto, que terá a incumbência de comandar o time nessa disputa - o Brasil caiu no Grupo A, junto com Paraguai, Equador e Argentina (Chile, Peru, Uruguai e Venezuela estão na outra chave).

"Essa lista foi feita por mim e pelo Ruben com base nas observações da última temporada. É um grupo com experiência em seleção brasileira e com bagagem em competições internacionais. Vamos ter um tempo de treinamento necessário para deixar a equipe em condições de disputar o Sul-Americano. A competição é curta, apenas cinco dias, com três jogos classificatórios e depois duas partidas decisivas", comentou José Neto, ressaltando que o próprio Magnano fará observações no Sul-Americano para poder aproveitar alguns jogadores na seleção principal que vai ao Mundial.

Gaspar Nóbrega/Inovafoto
José Neto convoca seleção para Sul-Americano

Entre os 16 convocados, estão alguns jogadores já com passagem de destaque pela seleção brasileira, como o armador Raulzinho, o ala Vitor Benite, o ala/pivô Augusto Lima e o pivô Rafael Hettsheimeir. Eles a apresentam no dia 29 de junho, em São Paulo, quando começa a preparação para o Sul-Americano, competição que três vagas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto e quatro no Torneio Pré-Olímpico das Américas, ambos programados para acontecer no ano que vem.

Confira a lista de convocados:

George Frederico Torres Homem Chaia (Gegê) - Armador - Flamengo (RJ)

Rafael Freire Luz - Armador - Rio Natura Monbus (Espanha)

Raul Togni Neto - Armador - Gipuzkoa Lagun Aro (Espanha)

Ricardo Fischer - Armador - Bauru (SP)

Vitor Alves Benite - Ala/Armador - Flamengo (RJ)

Arthur Luiz Belchior Silva - Ala - Brasília (DF)

Leonardo Simões Meindl - Ala - Franca (SP)

Carlos Alexandre do Nascimento (Olivinha) - Ala/Pivô - Flamengo (RJ)

Henrique Macia Alves da Cruz (Pilar) - Ala/Pivô - Paulistano (SP)

Jefferson William Rodrigues Antonio - Ala/Pivô - São José (SP)

Jhonatan Luz dos Santos - Ala/Pivô - Franca (SP)

Augusto Cesar de Lima Brito - Pivô - Murcia (Espanha)

Cristiano Silva Felício - Pivô - Flamengo (RJ)

Lucas Fernandes Mariano - Pivô - Franca (SP)

Rafael Ferreira de Souza - Pivô - Pinheiros (SP)

Rafael Hettsheimeir - Pivô - Unicaja Málaga (Espanha)