Reprodução
Reprodução

Petrovic envia pré-lista com 24 nomes para Eliminatórias do Mundial

Varejão e outros veteranos foram lembrados pelo técnico croata, que assumiu o comando da seleção masculina de basquete nesta semana

Estadão Conteúdo

27 Outubro 2017 | 18h42

Três dias depois de ser apresentando oficialmente como o novo técnico da seleção brasileira masculina de basquete, o croata Aleksandar Petrovic divulgou nesta sexta-feira uma pré-lista com 24 jogadores, que depois será reduzida para uma convocação (12 nomes) para os dois jogos da primeira rodada das Eliminatórias do Mundial, que será na China em 2019. O pivô Anderson Varejão, atualmente sem clube, foi inscrito.

+ 'Chego preparado', diz croata Petrovic ao assumir seleção de basquete

O primeiro compromisso da seleção será contra o Chile, fora de casa, no dia 24 de novembro. Na segunda partida, três dias depois, o Brasil enfrentará a Venezuela, no Rio de Janeiro.

Em seu primeiro desafio na América do Sul, o técnico croata de 58 anos tem como principais desafios classificar o Brasil para o Mundial da China e para os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, em 2020. Ele terá ajuda dos técnicos Cesar Guidetti e Bruno Savignani, que vão formar a sua comissão - ambos comandaram o País na Copa América e ganharam o voto de confiança da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) para contribuir neste momento de transição.

Por causa do novo formato definido pela Federação Internacional de Basquete (Fiba, na sigla em inglês) para definir os classificados, o técnico croata só poderá contar com os jogadores que atuam na NBA e na Europa em duas das seis janelas para disputa das partidas das Eliminatórias.

Na pré-lista, Petrovic colocou apenas um jogador na liga norte-americana de basquete: o armador Raulzinho, do Utah Jazz. Além de Varejão, o croata inscreveu Mardelinho Huertas (ex-Los Angeles Lakers e hoje no Baskonia, da Espanha). Após o ato de indisciplina na Copa América, quando se recusou a voltar para o jogo ao ser substituído, Bruno Caboclo ficou fora da convocação.

Confira a pré-lista:

Marcelinho Huertas - Seski Baskonia/ESP

Raulzinho - Utah Jazz/EUA

Fulvio - Vasco/BRA

Ricardo Fischer - Bilbao Basket/ESP

Yago  - Paulistano/BRA

Arthur Pecos - Flamengo/BRA

Georginho de Paula - Sem clube

Vítor Benite - Murcia/ESP

Alex Garcia - Bauru/BRA

Marquinhos - Flamengo/BRA

Leo Meindl - Franca/BRA

Jhonatan Luz  - Paulistano/BRA

Jimmy  - Mogi das Cruzes/BRA

Lucas Dias - Paulistano/BRA

Olivinha - Flamengo/BRA

Rafael Hettsheimeir - Bauru/BRA

Rafael Mineiro - Franca/BRA

Jefferson William - Franca/BRA

Augusto Lima - Besiktas/TUR

Anderson Varejão - sem clube

Lucas Mariano - Vasco/BRA

Caio Torres - Mogi das Cruzes/BRA

Antonio - Franca/BRA

Renan Lenz - Bauru/BRA

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.