1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Copa 2014

Agenda da Copa: Brasil e Alemanha brigam por vaga na final

O Estado de S. Paulo

08 Julho 2014 | 05h 00

Brasileiros e alemães fazem jogo decisivo em Belo Horizonte para ver quem será o primeiro finalista da Copa do Mundo

Na primeira rodada das semifinais da Copa do Mundo terá o jogo isolado entre Brasil e Alemanha, às 17h, no Mineirão, em Belo Horizonte. A seleção brasileira tenta se recuperar do baque envolvendo o craque Neymar e o técnico Luiz Felipe Scolari tenta arrumar uma estratégia de como arrumar o time sem a sua principal estrela. Já os alemães vão enfrentar um time brasileiro 'violento' e uma torcida enlouquecida empurrando os donos da casa.

Durante os treinamentos da seleção em Teresópolis, o treinador brasileiro testou várias opções. A primeira foi com a entrada do jovem Bernard no lugar do camisa 10, mantendo o esquema com três atacantes e a segunda foi a promoção de Willian, para manter o meio-campo mais criativo; as outras são mais defensivas. A primeira alteração mais cautelosa foi a permanência de Paulinho ao lado de Luiz Gustavo e Fernandinho no time, assim Oscar jogaria mais centralizado fazendo a armação do ataque brasileiro. E a última foi a mais defensiva de todas, com Henrique formando o trio de zaga com Dante e David Luiz, assim liberando mais os laterais brasileiros para atacar. Mas o mistério do time titular de Felipão ronda a todos e será descoberto somente às 16h, uma hora antes do início da partida.

Outro fato curioso no jogo desta terça, no Mineirão, será as máscaras com o rosto de Neymar que serão entregue aos torcedores presentes no estádio. Uma iniciativa das agências de publicidade de Belo Horizonte que prometeu distribuir o objeto para os 60 mil espectadores no estádio mineiro, para provar que "Somos todos Neymar". Além da iniciativa no local, os torcedores podem imprimir as suas máscaras pela internet.

Wilton Junior/Estadão
Com a ausência de Thiago Silva, David Luiz, provavelmente, será o capitão brasileiro contra Alemanha

Pelo lado alemão do confronto, todos estão preocupados de como o Brasil irá reagir sem o craque sul-americano. O principal jogador da equipe germânica, Schweinsteiger, se diz preocupado com o estilo viril que o Brasil está jogando o Mundial. E o craque alemão tem razão. O time de Felipão é um dos mais faltosos da Copa, com 96 infrações cometidas, apesar de ter sofrido 95. Nos cartões amarelos a vantagem brasileira é enorme: são 10 do time brasileiro, contra apenas quatro dos europeus.

Para concluir, o técnico Joachim Löw aproveitou para falar sobre a forte pressão que sua equipe sofrerá por parte da torcida brasileira como gritos e as máscaras tentando intimidar os jogadores germânicos. Mesmo assim, ele acredita que seus comandados precisam estar focados apenas no próprio trabalho e não entrar na emoção do jogo e nem na pressão dos brasileiros.

Enfim, Brasil e Alemanha vão fazer apenas o seu segundo confronto em Copas e a vantagem brasileira, em jogos oficiais, é enorme: no Mundialito do Uruguai, a vitória dos sul-americanos foi por 4 a 1; na Copa das Confederações de 1999, no México, o triunfo foi por 4 a 0; na Copa das Confederações de 2005, na Alemanha, vitória brasileira por 3 a 2; e a final do Mundial de 2002, na Coreia do Sul e Japão, o triunfo brasileiro foi de 2 a 0.

FIFA FAN FEST

Belo Horizonte

César Menotti e Fabiano

Brasília

Léo Jaime

Cuiabá

Jammil e Uma Noites

Curitiba

Michele Mara

Fortaleza

Simone e Simaria

Manaus

Biquini Cavadão

Natal

Alphorria

Porto Alegre

Vera Loca

Rio de Janeiro

Diogo Nogueira

Salvador

Babado Novo

São Paulo

Jeito Moleque

Copa 2014

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo