1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Copa 2014

Agenda da Copa: Itália e Uruguai decidem vaga para as oitavas

O Estado de S. Paulo

24 Junho 2014 | 05h 00

No grupo da morte, mais um campeão mundial deixará o Mundial; as Fan Fests continuam com várias atrações pelo Brasil

Nas definições dos grupos C e D da Copa do Mundo um dos confrontos mais aguardados da fase de grupos será a definição do último classificado do grupo D. Itália e Uruguai vão fazer mais um grande clássico em Natal, às 13h, na Arena das Dunas. O outro jogo das 13h será o confronto entre Costa Rica e Inglaterra em Belo Horizonte, no Mineirão. A partir das 17h será completado os jogos do Grupo C, quando a Colômbia encara o Japão no último jogo da Arena Pantanal. Na Arena Castelão, em Fortaleza, a Grécia tentará uma classificação dificílima contra a Costa do Marfim.

Costa Rica x Inglaterra - Mineirão - 13h (de Brasília)

Na primeira vez na história das Copas do Mundo nunca um grupo teve três campeões mundiais. E justamente a seleção que não venceu o Mundial é a líder do grupo, a Costa Rica vai tentar vencer os ingleses para garantir o 100% de aproveitamento na primeira fase. A maior surpresa da Copa enfrenta a Inglaterra com duas modificações em relação aos dois primeiros jogos. O treinador José Luis Pinto anunciou a escalação do zagueiro Roy Miller, mas não disse quem sai. Também não revelou qual será a segunda substituição, possivelmente um jogador do meio para a frente. Serão trocas motivadas pela necessidade de dar descanso a jogadores mais fatigados.

Já a equipe comandada por Roy Hodgson anunciou que fará nove modificações na equipe em relação aos primeiros dois jogos, dando chance a novatos reservas, como os meias Ross Barkley, de 20 anos, e Jack Wilshire, de 22, e a veteranos, como o meia Frank Lampard, de 36.

Itália x Uruguai - Arena das Dunas - 13h (de Brasília)

Mais um campeão mundial irá dar adeus na Copa do Mundo. Itália e Uruguai decidem de quem será a segunda vaga do grupo D, o famoso grupo da morte. Após os dois times perderem para a surpreendente Costa Rica, a seleção europeia tem a vantagem do empate para se classificar, pois a Azzurra tem um melhor saldo que a equipe Celeste.

Decepcionado com o rendimento e atitude dos jogadores na derrota para os centroamericanos no Recife, o técnico italiano Cesare Prandelli fez uma revolução na equipe. Mudou o esquema para o 3-5-2, escalou Darmian e De Sciglio nas alas para ter opção de jogo pelos lados e, em sua aposta mais ousada, resolveu colocar Immobile ao lado de Balotelli – ele havia dito que não via como usar os dois centroavantes ao mesmo tempo.

Do lado uruguaio, Óscar Tabárez admite que a Itália é favorita, ainda mais por ter a vantagem do empate, mas confia muito na determinação de jogadores, como Álvaro Pereira, Arévalo Ríos, Diego Godín, e no talento de Luis Suárez. Para ajudar a Celeste, 'el Maestro' terá o retorno de Maxi Pereira que foi expulso na estreia contra Costa Rica.

Japão x Colômbia - Arena Pantanal - 17h (de Brasília)

A Colômbia já cumpriu a sua obrigação, justificando o status de cabeça de chave e classificando-se antecipadamente. A dúvida, agora, é saber se o técnico José Pékerman dará descanso a alguns titulares, já que, para garantir o primeiro lugar do grupo basta empatar contra o Japão. Uma das mudanças que podem ser feitas é O goleiro reserva Faryd Mondragón, que completou 43 anos no sábado, poderá se tornar o jogador mais velho a atuar em uma Copa do Mundo se Pékerman decidir usá-lo no jogo. Tomaria o lugar do camaronês Roger Milla, que tinha 42 anos e 39 dias quando jogou contra a Rússia na Copa dos EUA, em 1994.

Já do lado japonês só um milagre classificaria a equipe asiática. Os 'samurais azuis' necessitam vencer os favoritos colombianos e torcer por um empate entre Costa do Marfim e Grécia, que jogam no mesmo horário. Para tentar esta proeza, o técnico italiano Alberto Zaccheroni irá ter todos os jogadores a disposição e com a provável ajuda dos torcedores de Cuiabá.

Grécia x Costa do Marfim - Arena Castelão - 17h (de Brasília)

Se a Colômbia confirmar o favoritismo e não perder para o Japão, Grécia e Costa do Marfim lutarão diretamente por uma vaga na próxima fase. Neste caso, os africanos têm a vantagem do empate, mas sabem que enfrentarão um adversário que tem um estilo de jogo chato, pois fica à espera do adversário para dar o golpe fatal.

O comandante dos gregos sabe que o time terá de ir atrás de pelo menos um gol, mas garante que, nem por isso, vai mudar o jeito de jogar da equipe. O técnico português sabe que não irá conseguir mudar a forma de jogar dos gregos e acredita que dessa maneira irá conseguir o resultado positivo frente aos africanos.

Já a Costa do Marfim, Didier Drogba é a grande dúvida dos 'Elefantes'. O técnico Sabri Lamouchi tem em Yaya Touré, Gervinho, entre outros as principais armas dos africanos para conquistar a vaga para segunda fase. Nas outras duas Copas que participaram, a Costa do Marfim não conseguiu passar da fase de grupos.

FIFA FAN FESTS

Belo Horizonte

Jeito Moleque

Brasília

Forró Trio Siridó

Cuiabá

Sambô

Curitiba

Calamengau

Fortaleza

Kbra da Peste

Manaus

Rock.com

Natal

Quadrilha junina

Porto Alegre

Ballet Lenita Ruschel

Rio de Janeiro

Suvaco de Cristo

Copa 2014