PUBLICIDADE

Alemanha estreia na Copa das Confederações focada em amadurecer atletas para 2018

Apenas três dos jogadores que participaram da conquista da Copa do Mundo em 2014 foram chamados

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A seleção alemã dará um importante passo na tentativa de manter o título mundial a partir das às 12 horas (de Brasília) desta segunda-feira, quando estreia na Copa das Confederações diante da Austrália, em Sochi, na Rússia.

Mais preocupado com a Copa do Mundo de 2018 do que propriamente com o título da Copa das Confederações, o técnico Joachim Löw levou apenas três campeões mundiais em 2014: Shkodran Mustafi, Matthias Ginter e Julian Draxler, que sequer eram titulares da equipe que levantou a taça no Brasil.

Julian Draxler (direita) é um dos poucos campeões do mundo em 2014 convocados para a Copa das Confederações Foto: Armando Babani/EFE

PUBLICIDADE

A ideia do treinador é desenvolver jovens atletas para o Mundial. Todos os convocados têm menos de 30 anos e sete, inclusive, estão pela primeira vez na seleção. Assim, no lugar de estrelas como Neuer, Toni Kroos, Khedira, Mats Hummels, Jerome Boateng e Mesut Özil, entre outros, a equipe será liderada por atletas como Emre Can e o próprio Julian Draxler.

"Poderemos desenvolver os jogadores que trouxemos para este torneio. Posso testá-los em uma situação competitiva, e é compressível que implementaremos diferentes táticas ao longo da competição", admite Löw. "Queremos vencer, mas isto não é tudo. Podemos aceitar o que acontecer aqui se mantivermos três ou quatro jogadores para 2018."

O discurso de Löw, porém, não convence muito Ange Postecoglou. Concentrado no jogo desta segunda-feira, o técnico da Austrália acredita que a discussão sobre experiência deveria ficar em segundo plano.

Postecoglou, por um lado, avisa que a seleção australiana também tem um time jovem. E, por outro, ele reforça: independentemente de quem for os escalados, o adversário desta segunda é o atual campeão mundial.

"Não quero entrar nessa história (de idade)", avisa o treinador australiano. "Este será um grande jogo de abertura para nosso time. Vamos enfrentar os atuais campeões mundiais, que querem ser campeões no ano que vem e estão muito bem nas eliminatórias. Será um bom teste."

Publicidade

Alemanha e Austrália estão no Grupo B da Copa das Confederações, que é liderado pelo Chile, após a vitória sobre Camarões neste domingo, por 2 a 0.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.